7 livros sobre vendas que eu li e que você também deveria ler

7 livros sobre vendas que eu li e que você também deveria ler

Você quer vender mais?

Quer aumentar o seu faturamento mensal com vendas?

Então é necessário se especializar lendo alguns bons livros sobre vendas…

Sim, é claro que o principal fator que desenvolve a habilidade de um bom vendedor é a prática, o famoso “dar a cara a tapa”.

E vou ser sincero: isso é para quem tem coragem. Para ser vendedor, tem que ter muita fibra.

Simplesmente porque, em pleno século XXI, ainda existe muito preconceito sobre a imagem do vendedor.

Mas, deixando esse problema de lado (você terá que superá-lo, não tem jeito), saiba que você precisa ler sobre vendas.

A leitura de obras consagradas vai te trazer conceitos e técnicas que podem contribuir muito nas suas vendas.

Pois pense… como você vai testar métodos novos se você não toma conhecimento deles?

Tentar vender “na lábia”, sem estratégia e técnica, é o caminho mais certo para você desistir do seu negócio ou ideia (e deixar de fazer muita grana).

Por isso eu separei uma lista de leitura de livros sobre vendas que me ajudou muito no meu trabalho como vendedor, e acredito piamente que pode te ajudar também.

Então fique agora com essa lista dos livros sobre vendas que tenho certeza vão te ajudar.

#1 – A Lei do Triunfo

livros sobre vendasEssa é uma das obras mais consagradas no meio do empreendedorismo, recomendada pelos mais renomados empresários no mundo todo, e, portanto, um dos mais importante livros sobre vendas que você irá encontrar.

“A Lei do Triunfo” atravessa as décadas sem perder notoriedade. Sua primeira edição foi lançada em 1928, e foi o primeiro livro que aborda um estudo pragmático sobre como grandes líderes agem para conquistar seus objetivos.

E 90 anos depois, a obra continua sendo uma grande referência.

No livro, o autor aborda uma análise da psique humana, e pontua 16 lições práticas sobre quais são os comportamentos mais eficazes adotados pelas pessoas que alcançaram sucesso em seus negócios.

A obra é tão aprofundada que, do início à sua publicação, o autor levou 20 anos de estudo. Em 1908, Napoleon Hill iniciou um trabalho árduo de pesquisa, entrevistando 16 mil pessoas no total.

Dentre esse contingente todo de entrevistados, cerca de 500 pessoas eram milionárias.

Hill foi muito além. Pesquisou a vida de grandes empreendedores que foram pioneiros em seus mercados, e até mesmo inventores. Entre eles Henry Ford, Rockefeller, Thomas Edison e Theodere Roosevelt.

Napoleon Hill, autor deste e de muitos outras livros sobre vendas e negócios, é, por si mesmo, um baita lição sobre como qualquer pessoas pode chegar ao sucesso mesmo em condições adversas.

Ele nasceu em família muito pobre, perdeu sua mãe muito cedo e tinha problemas em seu convívio social, pois era muito rebelde. Começou a escrever como repórter em um jornal local, e logo se encaixou perfeitamente em sua profissão.

Foi Andrew Carnegie, um verdadeiro barão do aço, quem alavancou o talento de Napoelon Hill.

Carnegie era um industrial e chegou a ser o homem mais rico do mundo de sua época. Quando conheceu Napoleon, viu que o rapaz tinha um talento nato mas que precisa apenas ser desenvolvido com um bom desafio.

Então Carnegie decidiu compartilhar um de seus projetos com Napoleon Hill: ele queria desenvolver uma pesquisa que mostrasse que qualquer pessoa pode triunfar na vida, se cultivar um conjunto de características e virtudes.

O livro se tornou um best-seller, e continua sendo até hoje.

Com uma linguagem simples e clara, a leitura é bastante prática e de fácil compreensão. O livro é baseado em fatos reais de pessoas que foram (e algumas ainda são) muito influentes no mundo dos negócios.

#2 – Quem pensa enriquece

livros sobre vendasOutro livro do autor Napoleon Hill, esse é um título que pode te ajudar muito na sua coleção.

Nesta obra, Napoleon Hill faz uma versão mais concisa dos seus estudos que levaram 20 anos e que foram detalhadas no título anterior.

O autor procura dar uma ênfase maior sobre como é possível impactar diretamente os seus resultados influenciando positivamente a sua mente inconsciente.

Isso pode ser feito através do cultivo de pensamentos e emoções mais positivas em nosso dia a dia, ajudando a alcançar os objetivos definidos.

Talvez você deva estar se perguntando se este é mais um livro da “modinha” do pensamento positivo.

Mas na verdade, não. Aliás, lembre-se que o livro teve sua primeira publicação foi em 1937, essa cultura ainda não existia como hoje.

No livro, o autor explica uma maneira de como desenvolver isso na prática. Uma das lições passadas na obra é a de registrar, por escrito, tudo aquilo o que você deseja conquistar e por quê.

Essa prática é uma maneira mais tangível de fixar na sua mente a realização dos seus objetivos. Inclusive, a recomendação é de que esse documento seja lido em voz alta quantas vezes achar necessário.

Em “Quem pensa enriquece”, Napoleon Hill desenvolve sua argumentação em pontos elementares da sua teoria: o desejo pelo êxito, a fé, a auto-sugestão, o conhecimento especializado, a persistência, a imaginação e o subconsciente.

Esse livro é, sem dúvida, uma leitura obrigatória para todo profissional que busca aumentar suas vendas.

Pois nele você encontrará conceitos que vão otimizar a sua postura no cotidiano de vendas.

#3 – Uma venda não ocorre por acaso

livros sobre vendasLivro escrito por Lair Ribeiro, a obra mostra como se dá a participação do ato de vender no cotidiano das pessoas, com o vendedor como agente facilitador desta relação.

Obviamente, como para acontecer a venda depende de mais de um agente, o autor também aborda as questões a respeito da figura do comprador.

Lair Ribeiro mostra como a venda é um tipo de relação social, algo muito antigo e de vital importância para a sociedade.

Aliás, talvez a profissão das vendas seja a mais antiga do mundo. Desde que o ser humano entendeu a dinâmica da troca para conseguir aquilo que deseja, se deu a necessidade de se argumentar para vender uma ideia.

Dentro desse contexto, ele desenvolve o conceito de diversas técnicas e fundamentos importantes sobre como melhorar o seu relacionamento interpessoal.

São conceitos muito importantes para um bom vendedor, como psicologia da motivação, a ciência da influência e princípios de persuasão.

Além disso, Lair Ribeiro ainda entra em questões sobre marketing, fechamento de vendas e processo de pós-venda. Dessa forma, o autor mostra como é possível fidelizar clientes e ainda conseguir mais vendas a partir de indicações de seus próprios clientes.

Como todo livro atualizado, a obra aborda dois sistemas de vendas: a venda “convencional”, feita a partir do marketing pessoal e redes de contato; e o e-commerce, que ganhou força com o advento da internet.

#4 – Venda, venda, venda

livros sobre vendasEste é um livro que foi escrito por um verdadeiro mestre das vendas: Ciro Bottini.

Se você não o reconhece pelo nome, com certeza reconheceria pelo rosto. Ele é famoso vendedor do canal Shoptime.

Ciro Bottini se formou em jornalismo, e começou a atuar no rádio ainda em 1989. Entretanto, sua paixão o levou a se especializar na comunicação voltada para as vendas.

Com isso, o autor foi para o mundo televisivo, atuando com força total no canal Shoptime. Foi um verdadeiro pioneiro no ramo das vendas televisivas.

Descontraído, irreverente e com grande capacidade de improvisação, Ciro Bottini se tornou muito conhecido no Brasil inteiro como um vendedor especialista.

Em seu livro, ele aborda com destaque algumas características que todo vendedor precisa desenvolver se quiser ser realmente bom.

Entre elas, ele cita a motivação. Um profissional de vendas deve estar sempre motivado em seu trabalho, expressando alegria e entusiasmo. É um fator decisivo para cativar as pessoas.

É justamente isso que torna Ciro Bottini um grande destaque. Ele discorre sobre técnicas de apresentação que desenvolveu para prender a atenção das pessoas, pois teve que desenvolver essa capacidade por conta do canal de comunicação que é a televisão.

Pois imagine… o consumidor está assistindo televisão, passando de canal em canal… Como fazê-lo fixar a atenção no seu discurso de vendas?

Foi justamente aí que Bottini se debruçou. Sua abordagem foca bastante na auto apresentação que um vendedor deve ter.

Esse é o ponto inicial de qualquer venda. Se uma pessoa não pára para te ouvir e não desenvolve nenhum tipo de simpatia, muito dificilmente a venda acontecerá.

Em seu livro “Venda, Venda, Venda”, o autor explica diversas técnicas de vendas, não apenas de apresentação. Fala sobre argumentação, valorização das ofertas e, principalmente, sobre a importância do atendimento e pós-venda.

Esse é um livro imprescindível para vendedores que precisam exibir sua imagem para vender, seja online ou offline.

#5 – Desvendando os segredos da linguagem corporal

livros sobre vendasSabia que mais de 65% da comunicação entre duas (ou mais) pessoas não é feita com palavras?

Essa é a informação apresentada por Allan Pease e Barbara Pease, autores deste livro.

Eles mostram como você pode se tornar mais influenciador no seu dia-a-dia usando pequenos gestos e outros aspectos da linguagem corporal.

O nosso corpo se expressa de diversas maneiras, que são captadas de forma inconsciente pelos interlocutores com que nos comunicamos.

Essas expressões são sinais que geralmente não controlamos, simplesmente por não estarmos conscientes deles.

Porém esses sinais influenciam muito na forma como as pessoas nos percebem, e também sobre como as percebemos.

O livro tem uma linguagem bastante simples, e é muito didático. Funciona praticamente como um manual, e usa diversas imagens para exemplificar as lições de linguagem corporal.

Os autores explicam sobre os gestos corporais mais influenciadores, e os contextualizam de acordo com diversas situações, como uma negociação, uma entrevista, eventos sociais e até mesmo no jogo de sedução.

Mas há uma coisa importante no livro.

Ele deixa claro que a questão da linguagem corporal não é uma questão apenas de parecer mais confiante, convincente ou interessante.

É mais uma questão de se tornar uma pessoa com essas características.

“Desvendando os segredos da linguagem” corporal está nessa lista de livros sobre vendas por que agrega muito sobre o comportamento que você pode controlar diante das pessoas, e também sobre como você pode ler a mente dos consumidores sem eles falarem o que estão pensando (através da leitura da linguagem corporal.

Uma leitura fácil e dinâmica, recomendo muito.

#6 – As armas da persuasão

livros sobre vendasUm dos livros sobre vendas mais aclamados da atualidade.

Robert Cialdini, autor desta obra, é um pesquisador incansável sobre a psicologia de vendas.

Através de estudos detalhados ao longo de sua carreira, ele compilou neste livro os 6 princípios psicológicos que mais influenciam na tomada de decisão de uma pessoa.

Esses princípios psicológicos são mecanismo mentais inconscientes que a raça humana desenvolveu ao longo de milênios e que são muito preponderantes quando tomamos decisões.

Esse princípios são popularmente conhecido no meio das vendas como “gatilhos mentais”. São chamados assim por que, uma vez ativados, eles desencadeiam uma reação inconsciente que pode levar as pessoas a consentir com uma determinada solicitação.

Os gatilhos mentais podem ser explorados de diversas maneiras. Por exemplo, o simples fato de vestir um terno pode passar maior credibilidade para uma pessoa.

Entretanto, esses princípios psicológicos dependem principalmente de um argumentação verbalizada de uma pessoa.

Cada um desses gatilhos mentais são explorados de forma aprofundada no livro, onde autor apresenta uma base sólida de pesquisas que corroboram toda sua dissertação.

Entre os livros sobre vendas que você pode ler, esse é um dos mais importantes.

Pois através desse conhecimento você não só terá maior facilidade em persuadir as pessoas a comprarem suas ofertas, como também saberá como não cair na conversa de alguns espertalhões que usam esse conhecimento de maneira egoísta.

Este é um conhecimento poderoso, e saber dar um bom uso a ele, de maneira ética, será sua responsabilidade.

Leia o livro, mas use as técnicas para o bem.

#7 – Como falar em público e influenciar pessoas no mundo dos negócios 

livros sobre vendasVocê já recusou convites para falar em público porque só de pensar nisso seu estômago se revira todo?

Eu sei como é esse sentimento, pois eu já vivi isso na pele.

Aliás, não se espante: até mesmo quem já palestrou em público mais de uma vez na vida pode continuar sentindo isso.

O nome desse livro é bem claro quanto a sua finalidade: ajudar as pessoas a falar em público e a projetar uma imagem mais forte na mente do público.

Mas porque o livro de Dale Carnegie está entre os livros sobre vendas que você deve ler?

Simplesmente porque ele foi um dos autores mais influentes sobre relacionamentos interpessoais.

Carnegie era locutor de rádio, escritor e orador nos EUA. E começou a desenvolver obras sobre esse tema quando notou que existia uma demanda de pessoas interessadas, mas não existiam grandes referências.

Em seu livro, Dale é muito enfático: a melhor maneira de se adquirir autoconfiança para falar em público é se colocar numa situação onde a sua única escolha é “subir lá” e falar para a platéia.

Não há outra maneira a não ser se lançar no desafio como se não houvesse medo algum.

É claro que no livro ele também discorre sobre maneiras que pode te ajudar a desenvolver essa capacidade.

Uma delas é, por exemplo, focando em falar sobre aquilo que você mais domina como conhecimento, ou contar histórias sobre o tema que quer dissertar das quais você mesmo tenha passado. Dessa forma você consegue contar tudo nos mínimos detalhes.

Não há muito o que falar sobre este livro, pois o próprio título é auto explicativo. Mas entre os livros sobre vendas que existem no mercado, esse é um de grande importância para aqueles que querem aprimorar a sua maneira de se apresentar em público.

Eu mesmo li essa obra, e ela me ajudou muito na minha carreira. Inclusive, apliquei o conhecimento adquirido nela para palestrar no maior evento do mercado digital da América Latina, o Afiliados Brasil.

Fique atualizado e descubra mais livros sobre vendas

Vendas é uma paixão para mim. Conheci essa atividade na prática ainda garoto, e até hoje vendo, mesmo sendo conhecido como um produtor de conteúdo.

Por ser um tema do qual tenha experiência e também que tenha grande prazer em falar a respeito, eu dediquei uma parte da minha vida para escrever também um livro sobre vendas.

“Eu,  Vendedor” é um livro onde falo sobre a importância de se quebrar o velho preconceito que existe sobre vendas e do papel do vendedor, que na verdade é um profissional altamente inteligente para desenvolver bem a sua carreira.

Nele eu também mostro como você pode vender mais escrevendo na internet, fornecendo conteúdo de qualidade para as pessoas de acordo com o interesse delas, ao mesmo tempo em que se apresenta as suas ofertas.

E acredite: todo mundo que tem feito isso, tem vendido (e muito!) pela internet.

Não quero parecer presunçoso, mas eu acredito muito nesse trabalho e tenho fé de que esse estará entre os bons livros sobre vendas que você poderá encontrar.

Para conhecer agora mesmo o livro “Eu, Vendedor”, acesse o link abaixo.

➥ Quero vender mais lendo o “Eu, Vendedor”

About Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é escritor best-seller, profissional de marketing e copywriter. Além de escrever livros, trabalha ajudando empreendedores a influenciar pessoas e construir negócios mais lucrativos usando o poder das palavras.

Deixe uma resposta

Fechar Menu