Existem dois grandes setores quando falamos de marketing: o mercado B2B (vendas feitas de empresa para empresas) e o mercado B2C (vendas feitas de empresas para o consumidor final).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com o advento da internet, precursores americanos começaram a adaptar o marketing de resposta direta para o meio online.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Começaram a comercializar produtos diretamente para o consumidor final, aproveitando a facilidade que o B2C traz: jornada de vendas mais curta e simples geralmente com produtos de baixo a médio ticket.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso deu origem ao que conhecemos essencialmente como internet marketing, que se refere às estratégias usadas para comercializar um produto ou serviço online para o comprador final.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com características peculiares, internet marketing se diferencia do marketing digital, que é mais abrangente e forte no setor B2B (que tem jornadas de vendas mais longas e mais complexas geralmente com produtos de médio e alto ticket).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No setor B2C, as pessoas já sentem a necessidade do produto e basta um estímulo (como uma promoção) para que tomem a ação da compra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O uso do copywriting de resposta direta, que sempre se fez presente no mercado B2C off-line, passou a ser usado na internet com força.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso os primeiros materiais de copywriting criados após o advento da internet focam nesse tipo de marketing. E por isso é comum que as pessoas associem o copy somente a internet marketing.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No entanto, existe um universo de ensinamentos fora desse mercado que podem ser explorados por um copywriter. Ter ciência disso é se abrir a um mundo de possibilidades financeiras que poucos profissionais enxergam.