Quem é Paulo Maccedo?

Paulo Maccedo é um escritor best-seller e Copywriter de Resposta Direta, frequentemente reconhecido como Mentor de Copywriters. Isso se deve ao fato de dedicar grande parte do seu tempo a ensinar a arte de escrever discursos de vendas que mandam faturamento e lucro para o bolso.

Veja o que alguns de seus alunos falam sobre sua didática:

“Comprei o curso e o livro e ganhei orientações, um mentor e um amigo. Estou praticando com meu primeiro cliente. Antes eu vendia e outras criações através de agências de propaganda. Agora estou fazendo isso através da minha empresa MEI e por ela vendi meu primeiro projeto de branding. Usei os ensinamentos do Paulo, inclusive, para me vender. Professor, orientador dedicado e bem-humorado. Impecável na produção.”

– Ale Fernandes

“Agora encontrei quem realmente consegue ensinar copywriting de maneira simples, fácil de ser entendida e que causa uma vontade instantânea de ir até meu blog e mudar a maioria dos artigos que estão lá. É possível apresentar um material educativo para a persona sem fazer ele sentir que está lendo artigos da época da faculdade.”

– Marcos Cordeiro

Bom dia Paulo, tudo bem? Vim aqui te agradecer muito. Olha o que aconteceu… Lembra daquela vaga que eu tava concorrendo pra uma grande agência de Copywriting do Brasil? Então, eu segui seus conselhos e fiz uma carta de vendas vendendo a mim. Lembro que você foi o que mais me incentivou a enviar a carta. O resultado foi que eu enviei na sexta, e na sexta mesmo eu fiz uma call com o responsável. Ele disse que eu fui o único acima da média que ousou fazer isso e eles, como copywriters gostaram muito! No domingo fui informado que eles queriam me contratar e já acertamos os detalhes. Eu fui de “mais um na multidão” a contratado em 2 dias, seguindo seus conselhos. Gratidão total!

– Juan Bonfim

“Opa! Cara, olha a coincidência. Estou te seguindo e pegando as dicas, formulei minha primeira copy. E hoje, fiz a primeira venda. Mentoria de 4000,00. Você ganhou um fã.”

– Igor Carvalho

Outros profissionais chamam Paulo Maccedo de “O mais notável escritor de livros de copy em português”.  Isso começou com a influência de seus livros de redação e o destaque como best-seller em grandes livrarias do Brasil, Amazon, Saraiva e Cultura. Além da citação em grandes meios de comunicação, como Época Negócios e Afiliados Magazine. O que dizem alguns sobre seus livros:

“O livro de copywriting mais completo em língua portuguesa.”

– Rodrigo R.

“Vale muito mais. Já pensou em poder carregar um professor legal para todo lugar? Então, é isso o que esse livro é. Um professor direto, estratégico, claro e que demonstra a aplicação das teorias da melhor forma possível: na prática. Esse livro vale muito mais do que eu paguei por ele, inclusive, já fiz trabalhos depois dele que me renderam bastante. Vale super a pena.”

– J. Silva de Mello

“Recomendo a todos! O melhor livro sobre copywriting que já li na vida! Já li muitos livros sobre o assunto, mas todos tinham a mesma abordagem todos falavam somente sobre gatilhos mentais. Esse livro é profundo e com conteúdo diferenciado.”

– Desconhecido.

“Para mim é o melhor livro de copy que já li e recomendo para quem quer mudar o seu estilo de escrita e de fazer cartas de vendas vencedoras.”

– João.

“Um livro que é referência de estudo e ferramenta de consulta. Venho acompanhando o Paulo Maccedo no último ano pelo Facebook e lendo seus textos e artigos, e percebi que ali estaria uma referência para apoiar meus estudos em copywriting. Ele conseguiu me mostrar claramente a importância de uma escrita persuasiva para um empreendedor que precisa vender seu negócio, seus produtos e serviços, e eu me encaixei perfeitamente.”

– Paulo Milreu

“O livro do Paulo me ajudou a sair de um faturamento de R$ 16.000 para mais de R$ 40.000 em apenas 3 meses, sem investir nenhum centavo em tráfego. Como ele diz no livro, você só precisa de 1 copy foda para mudar sua vida por completo. E assim foi feito. Gratidão! Seu livro deveria ser chamado de curso. Estamos juntos vamos pra cima!”

– Diego Maciel Oliveira

“Esse livro é para ler e reler várias vezes. Apliquei no meteórico que fiz para um cliente e conseguimos um faturamento de 6 dígitos.”

–  Luiz Alberto Santos

A lista de profissionais de marketing conhecidos que fazem referência gratuita a Maccedo por sua habilidade de escrever copy aumenta a cada dia. Por exemplo:

“Paulo Maccedo é um dos poucos caras a quem recorro para discutir marketing e copywriting em alto nível. Conversas e aprendizados gigantescos com esse cara. Um profissional que não tem medo de testar as próprias verdades, reinventar boas práticas e gerar resultados além do imaginado. Sigo cada passo desse cara de perto!”

 Rafael Rez, fundador da Nova Escola de Marketing

“Paulo Macedo tem um estilo próprio, como poucos copywriters no Brasil têm — e é isso o que traz resultados no seu trabalho.”

 Luiz Guilherme de Carvalho, copywriter da Jolivi e Agora

“Depois que passei a contar com as orientações do Paulo Maccedo, minha escrita para web com foco em vendas melhorou muito — e os resultados aumentaram consideravelmente. Eu já trabalho com internet faz um bom tempo e vi muita “modinha” chegar e passar, mas o texto persuasivo sempre esteve presente como uma grande força na internet (e sempre será). Investir nisso é fundamental, e com os ensinamentos do Paulo, isso se tornou uma grande força aqui na empresa!”

 Anderson Gomes, empresário e mentor de negócios

“O Paulo Macedo é uma das minhas maiores referências quando se fala de escrita persuasiva. Nos últimos anos sempre recorro aos seus conhecimentos para melhorar minha comunicação escrita e vendas do meu negócio.”

 Gabriel Hernandes, empreendedor e infoprodutor digital

“Paulo Maccedo é um profissional bem acima do padrão. Muito maior do que sua capacidade textual, sua habilidade de bom ouvinte faz com que o produto entregue seja muito assertivo em seu objetivo.”

 André Lado Cruz, empresário fundador do Digital Manager Guru

“Conheci o Paulo Maccedo por indicação do grande Pedro Quintanilha. Encomendei alguns advertoriais com ele e depois de um tempo, descobri que a maioria das vendas estavam vindo de um dos advertoriais que o Paulo redigiu para mim. Não largo mais o trabalho deste careca simpático de Cabo Frio.”

 Zeca Batista, empresário e estrategista de negócios

“O Paulo é um grande parceiro do nosso projeto. Além de ter uma postura e atendimento atencioso e profissional, suas copies e advertoriais ajudaram a elevar muito a nossa conversão e resultados. Entendo seu trabalho como altamente estratégico para nosso negócio e tenho certeza que essa é uma parceria de muito longo prazo.”

 Alexandre Amorim, empresário fundador da HomeChefs

Paulo também dá palestras em eventos e seminários de marketing 4 ou 5 vezes por ano. Entre os eventos importantes que já atuou como orador estão: Afiliados Brasil, Kopy Fest, Search Masters Brasil, RD Summit, Vá Para o Próximo Nível e muitos outros.

Já foi indicado para prêmios importantes do setor, como o prêmio Copywriter do Ano pelo Afiliados Brasil (2019) e Copywriter do Ano pelo Kopy Fest (2019).

Tem clientes notáveis, como o Procurador da República Guilherme Schelb, a Shark Thank Cris Arcangeli e figuras públicas cujos contratos são secretos e sigilosos.

Trabalhou com uma série de especialistas em marketing e negócios, como Ícaro de Carvalho, Rafael Rez, Juvenal Valentim, Pedro Quintanilha, Marcelo Ostia, Alex Vargas, Marlo Rivera, Anderson Gomes entre outros.

É criador do primeiro clube de Copywriting do Brasil, o Altmaker PRO, e está envolvido em outras iniciativas de educação. Passa a maior parte do tempo cuidando de seu vasto grupo de alunos. 

Quando não está fazendo tudo isso, se dedica à culinária rústica e ao cuidado dos seus dois filhos, Gabriel e Benício, ao lado de sua esposa, Patricia. Gosta de ouvir rock e jazz em seu toca-discos retrô prateado. É cristão e se considera um homem simples que gosta de boa comida, boa música e boa literatura. 

Se você gostaria de acompanhar seu trabalho mais de perto, aqui está o passo a passo:

Vá até o blog e leia seus artigos.

Se você gostar de algum deles, inscreva-se na lista Vip.

Se os e-mails ajudarem você, compre alguma coisa quando ele fizer uma oferta.

Pesquisas, metodologias e conceitos

História e tradição do Copywriting

Parte considerável do trabalho de Paulo Maccedo é dedicada à PESQUISA, filtro e síntese de informações e técnicas. No contexto do copywriting, tem uma contribuição teórica e didática que envolve a história e tradição do copywriting. Parte dessas pesquisas está catalogada em seu site, treinamentos e, principalmente, em seus livros. Sua série de livros mais notável traz essa bagagem e tem ajudado a moldar à mentalidade brasileira de copy.

As 7 Sagradas Premissas do Copywriting

Premissa no dicionário é o ponto ou ideia de que se parte para armar um raciocínio. Significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. “As 7 Sagradas Premissas” formam a metodologia que ajuda a desenhar o panorama geral sobre os antecedentes de um copy, os componentes que precedem a escrita propriamente dita. Esse método é usado no planejamento da comunicação para extrair os principais fatos e conceitos que ajudarão a escrever um texto poderoso. Esta metodologia pode ser encontrada no Livro Vermelho do Copywriting.

Anatomia do Copywriting

®Anatomia do Copywriting é uma Estrutura Original criada por Paulo Maccedo e seu parceiro Fred Ribas. O objetivo dessa metodologia é levar você do ponto A ao ponto B em escrita persuasiva; fazendo com que você domine o processo de copy como um mestre em pouquíssimo tempo, desde a proposta única de vendas (PUV), passando por Big Idea, lead, corpo até os detalhes finais e chamada para ação. Essa estrutura pode você pronto para escrever comunicações de vendas capazes de convencer até o mais cético dos compradores. Você pode saber mais sobre essa metodologia nesta página.

Altmaker

A sigla ALT é um resumo de “Advertisement Letter Typewriter”, em tradução livre, Máquina de Escrever Cartas de Propaganda”. Mas também pode remeter à alternativa; alternativa ao que a maioria ensina no mercado; diferente de tudo o que a concorrência faz. “Maker” vem de fazedor, termo inspirado na cultura “Do it Yourself”, ou seja, “Faça Você Mesmo”. Um dos pilares do movimento maker é o compartilhamento de informações e tecnologia, algo presente na proposta Altmaker.

StoryCopy

Storycopy é a arte de contar histórias para atrair, engajar e converter clientes. Um conceito que se vale do uso de técnicas de narração de histórias aplicadas em comunicações de resposta direta. A partir desse conceito, é possível criar (ou encontrar) histórias inspiradoras contextualizadas com o produto para envolver emocionalmente o consumidor — e deixá-lo pronto para tomar uma decisão imediata de compra.

História

Nasci em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, periferia do Rio de Janeiro, onde vivi até minha adolescência. 

Quando fiz 15 anos, meus pais se mudaram para Cabo Frio e me levaram com eles; na Região Litorânea eu passei boa parte da vida.

Sempre fui inquieto e tive dificuldades com os estudos formais. 

Achava a escola muito chata, mas amava as aulas de literatura e produção textual, e foi numa dessas aulas que eu descobri minha vocação para a escrita. 

No Ensino Médio, dois dos meus textos foram selecionados para uma coletânea escolar. Essa foi minha primeira experiência como escritor. 

Com pouco menos de 20 anos, já casado, “caí de paraquedas” na área de comercial de uma empresa, peguei gosto por vender e decidi me tornar um homem de vendas. 

Cerca de 2 anos depois, me tornei sócio de um negócio por conta do meu desempenho como vendedor. 

Na direção dessa empresa, consegui pagar minha faculdade e me formar em marketing. No mesmo ano que me formei, comecei a publicar livros de forma independente.

Num determinado momento, fiquei de “saco cheio” de ser sócio daquela empresa e comecei a procurar outras formas de me completar profissionalmente. 

Foi aí que eu conheci o mercado digital, com suas infinitas possibilidades de ganhos financeiros. 

Vi que poderia unir duas de minhas principais habilidades, escrever e vender, e oferecer serviços de redação através de canais digitais. 

Uni meu desejo ao meu conhecimento sobre marketing e obtive a “receita” para impulsionar projetos de clientes, além dos meus próprios. 

O melhor, pude fazer isso trabalhando de casa ou de qualquer outro lugar. Construí o que eu chamo de “Negócio de Estilo de Vida”.

No começo, entrei de cabeça no mercado me posicionando como um redator freelancer. 

Ganhei meus primeiros R$ 5,00 produzindo um artigo…

Um pequeno dinheiro, mas que me manteve animado para ganhar mais sendo remunerado pelo que escrevo. 

Depois de um tempo, comecei a ganhar um dinheiro legal escrevendo textos para agências e blogs corporativos. 

Aplicando táticas de marketing e vendas, consegui garantir resultados para clientes e projetos próprios com o que produzi.

Em 3 anos, me tornei um dos criadores de conteúdos mais requisitados do mercado brasileiro. E depois de “navegar bastante pelo oceano azul”, conquistei minha própria praia particular. 

Cerca de 4 anos depois, comecei a faturar 6 dígitos apenas com projetos digitais.

Criei a Marve Digital, minha própria agência de escrita comercial, e passei a atender grandes players do marketing e do empreendedorismo. 

No meu home office, eu produzo a maior parte das coisas. 

Toco uma empresa com apenas um computador e conexão à internet. 

Sou um copywriter profissional. 

Copywriter é o termo usado para referenciar o escritor que escreve para vender. 

Mas no fim, sou especialista em marketing e vendas que ajuda empreendedores a influenciar pessoas e construir um negócio mais lucrativo usando o poder das palavras. 

Em outros termos, produzo textos poderosos com os princípios da persuasão e usando um método validado por homens de negócios do mundo todo.

Também gosto de ser reconhecido como autor. 

Publiquei alguns livros voltados ao trabalho com negócios e comunicação, alguns apenas em versão digital e outros em versão impressa. 

Gosto de usar a frase de Isaac Newton para explicar o que faço: 

Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes”. 

Eu mergulho fundo no que os gênios fizeram e trago tesouros para você. 

Fechar Menu