Detalhes fazem toda a diferença.
Quarta-feira é o Dia da Orientação no nosso clube de copywriters. O dia em que os membros podem expor uma dúvida ou dificuldade específica para nós orientadores ajudarmos durante o dia.
Num dias desses, um membro expôs a seguinte dúvida:
Como deve ser desenvolvido um copy para, por exemplo, um negócio local mais generalista como uma loja de material de construção que não tem apenas um produto?
A resposta foi:
Existem duas linhas de copywriting (considerando os conceitos americanos):
1). Copywriting de resposta direta.
2). Copywriting publicitário.
O primeiro traz uma “strong call to action”, ou seja, uma forte chamada para ação, enquanto a última se trata de um “soft sell ad”, isto é, um ‘anúncio de venda suave’”.
Quando se trata de propostas mais generalistas, o segundo pode fazer mais sentido, considerando que a ideia é apenas chamar a atenção e posicionar a marca diante do público.
Por exemplo:
“Na hora de construir a casa dos seus sonhos, venha até o Material de Construção do Carlos. Aqui você encontra materiais de qualidade a preços que não comprometem o seu orçamento mensal. E você não corre o risco de ter uma briga de quebrar a casa com a esposa”.
Em ações mais diretas, para promoções e vendas específicas de produtos, o primeiro é mais recomendado:
“Hoje, apenas HOJE a massa corrida X está saindo pela metade do preço. Sim, você tem 50% de desconto. Mas para isso você precisa ir até o caixa AGORA e pedir a sua antes que zerem os estoques!”
São exemplos simples, apenas para ilustrar. Um é “soft”, outro é “strong”.
Por todo texto comercial ser conhecido como copy, a tendência é acharmos que copywriting de resposta direta e redação publicitária são exatamente a mesma coisa, mas existe essa diferença básica. Um vem da escola da publicidade, outro da escola da resposta direta.
Ambos podem ser usados com sucesso e isso você aprende fazendo parte do clube.
Uma resposta
Ótima matéria!
O Copywriting realmente é uma das profissões mais lucrativas do mercado digital.
As empresas, infoprodutores, agências de marketing entre outros negócios estão sedentos atrás desses profissionais. Está sobrando vaga!