Certo dia, um aluno me fez uma pergunta interessante:
“Quem é a sua primeira referência em Copywriting?”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Eu tenho muitos gurus (no bom sentido), mas a primeira figura que me despertou para a escrita de Copy foi o Frank Kern lá pelos idos de 2014 e 2015 — muito antes de eu ter uma compreensão mais relevante sobre Copy.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembro de ler algumas cartas de vendas dele e ficar embasbacado.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Talvez você não saiba, mas Kern formou grande parte do mercado americano de Internet Marketing, e foi um dos precursores do uso de estratégias de “resposta direta” na internet.
Ele mesmo atribui parte do seu sucesso à sua habilidade em Copy e ao fato e copiar mestres como David Ogilvy, Gary Halbert e John Carlton.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Confira alguns dos pensamentos de Kern que eu anotei ao longo do tempo:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Muito do que meus filhos experimentam é um resultado direto do que aprendi (e implementei) ao estudar David Ogilvy e outros como ele”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“O caminho mais curto para a liberdade financeira e a prosperidade é a nossa capacidade de transformar publicidade em lucro, ponto final!”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Em muitos casos, a quantidade de dinheiro que você ganha será proporcional à quantidade de boa vontade que você possui no seu mercado. Em outras palavras, vale a pena ser muito legal com as pessoas. ” (esse eu sigo à risca)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Você é a única pessoa que pode levá-lo aonde você quer chegar. Não há guru, professor, mentor, autor, palestrante, xamã ou qualquer outra coisa que fará isso por você. Sempre.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Caneta. Papel. Calculadora. Esqueça o planejamento de alta tecnologia. Essas são as únicas três ferramentas necessárias para definir um caminho e dominar. Trabalho duro, além de um plano sólido e persistência, é o que você precisa. ”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
[Em resposta a um hater da Internet que zombou do baixo número de fãs de Frank Kern no Facebook] “Cara, é a coisa mais estranha. Tentei ir ao banco e depositar meus primeiros mil seguidores na minha conta bancária, mas eles não os aceitaram.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Se você quer impressionar as pessoas, torne as coisas complicadas. Se você quiser ajudá-los, mantenha as coisas simples. ”
E aí, qual você mais gostou?
Uma resposta
Olá Paulo Maccedo
Eu gostei muito de ler esse texto.
Gostei mais porque em vez de muitas palavras na mesma página, o post trás as palavras certas e fáceis de serem lidas.
Lerei mais seus artigos.
Bom dia!
Boa semana!