Wind Of Change: 2 anos e 100 posts depois. O que mudou e você ainda não viu

novo blog

O futuro está no ar, eu posso senti-lo em todo lugar soprando com o vento da mudança.

Este é um dos versos de uma música famosa da banda alemã Scorpions: Wind Of Change. A canção, que trata de uma mudança de rumos depois da guerra fria, me inspirou a escrever o título deste artigo, que é dedicado não a mim, mas a você, meu seguidor e cliente.

Meu blog completou 2 anos agora em 2017 e um dos planos para este ano era mudar totalmente o layout, dar uma renovada na aparência, ajeitar a casa.

Para cumprir esta missão, chamei meu amigo de longa data, Thiago Cunha, para refazer o projeto comigo. Sentamos e planejamos todos os detalhes, páginas, cores, imagens, widgets, enfim, tudo o que envolve a plataforma.

Ele começou a executar e, pouco a pouco, a coisa foi tomando forma.

Embalado por boas doses de café e rock and roll, resistindo a ventos fortes, que chegaram até derrubar o servidor (na verdade foi um hacker energúmeno que invadiu) fazendo perder parte do que já havíamos produzido, consegui, com a ajuda do Thiago, erguer este forte de conteúdo.

Isso durou cerca de dois meses.

Está aí resultado…

novo blog

Como construir uma “Stairway to Haven”

Sim, a música mudou.

É bom variar a playlist.

Led Zeppelin também tocou enquanto eu reescrevia as páginas do site. Os acordes me fizeram pensar no que havia rolado em 24 meses e alguns dias depois de eu ter lançado o primeiro post neste blog.

It makes me wonder.

Publiquei dois livros nesse tempo: Redator Freelancer e A Arte de Escrever Para a Web. Ambos em formato Kindle, na Amazon inicialmente, mas posteriormente com versões PDF e impressas. Consegui vender razoável número de exemplares durante o período e ajudar muitos criadores de conteúdo.

novo blog
Gráfico de vendas na Amazon.

Outra conquista interessante foi ultrapassar a considerável marca de mais de 2000 artigos publicados em diversos blogs dos mais variados nichos. Este recorde me trouxe uma experiência incrível com a produção de conteúdo. Hoje tenho mais know how para dizer o que funciona ou não em uma publicação de blog.

Também consegui ranquear (não sozinho) dezenas de conteúdos no Google (17 na minha última contagem), sendo alguns deles para palavras-chave concorridas no nicho de marketing e empreendedorismo digital. Isso me dá maior orgulho.

Nesse tempo também participei de eventos fantásticos com a equipe do Mentalidade Empreendedora, como o Summit 2015 e um Encontro de Master Mind da empresa, ambos em Sampa. Eventos que me ajudaram a crescer muito como profissional e consolidar as ideias para produzir conteúdos para o blog.

novo blog
Equipe reunida no aeroporto.

Também estive presente no RD Summit, participando do lançamento da Plataforma Gomarketing e do livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, que eu tive o grande prazer de fazer a pré-edição. Ambas iniciativas do meu amigo Rafael Rez.

novo blog
Equipe pauleira da Gomarketing

Entre as conquistas pessoais está o privilégio de conhecer mais dois estados brasileiros, São Paulo e Santa Catarina, e minha primeira viagem internacional para a terra dos hermanos, a Argentina. Nessa última viagem foram mais de 2000 quilômetros de carro, uma aventura e tanto ao lado de minha esposa e filho.

novo blog
Parecendo um roceiro em frente ao Museu Municipal de Belas Artes Juan B. Castagnino, em Rosário, Argentina.

Fora isso, posso citar as palestras que realizei em eventos com Mentalidade Master e a criação do meu canal no YouTube.

novo blog

Isso só para citar algumas realizações nesses dois anos, tempo em que não parei de publicar coisas relevantes por aqui. Mas faço questão de destacar que nada disso aconteceu por acaso. Venho trabalhando duro com marketing digital e conteúdo desde 2013, e tive que plantar bastante para começar a colher o pouco que venho colhendo.

No final de 2016 publiquei um post no Facebook contando um pouco mais da minha trajetória como empreendedor e profissional de marketing (sugiro que leia depois):

“Um guerreiro dos dias modernos significa um grande passo”

Ao som de Tom Sawyer, do Rush, minha banda favorita, destaco agora o que realmente mudou no conteúdo do blog. A linha editorial ganhou outra forma, já que decidi apostar num tom mais ousado e corajoso. Meus textos ganharam uma pegada mais informal, objetiva e levemente humorística (algo evidente em minha personalidade).

novo blog

Decidi seguir por este caminho depois de refletir bastante sobre o assunto e questionar:

Por que não escrever como eu converso com meus amigos?

artigo de número 100 foi um marco dessa mudança. Ele fala sobres os anti-heróis do marketing, figuras heterodoxas que conquistam clientes, fãs e seguidores de uma forma um tanto fora dos padrões (aliás, ele teve uma ótima repercussão nas redes sociais).

novo blog

O editorial ganhou abrangência, sendo dividido em três partes: postsartigos news. Resolvi ampliar os horizontes, alternando o calendário com estes formatos.

Os posts são textos de 300 a 500 palavras com reflexões, insights e temas rápidos; os artigos são maiores, entre 1000 e 5000 palavras, mais profundos numa linha mais técnica; e os news, como o nome sugere, são notícias geralmente sobre os eventos e palestras que participo, ou qualquer outra coisa que eu achar interessante abordar.

Para te deixar por dentro, minha ideia agora é sempre explorar ao máximo o meu potencial para gerar valor através do que escrevo. Cada linha publicada aqui tem recebido total atenção e dedicação. Tudo é criado a partir de pesquisas profundas, longas reflexões e imersão total em conhecimento sobre os assuntos.

Faço isso pensando em realmente em ajudar você, que é meu leitor.

Tenho trabalhado com séries de conteúdo de acordo com os temas que venho estudando e os resultados que venho gerando. É o caso da série Video Marketing, composto por três artigos e um vídeo que falam de todo o universo fantástico deste formato de conteúdo.

Claro que, assim como você, eu preciso ganhar dinheiro. E por isso, de vez em quando, indico algum livro, curso, treinamento ou evento, além dos meus serviços de conteúdo focados em conversão (o carro chefe do meu negócio).

Mas fique tranquilo, pois dou prioridade a tudo aquilo que eu mesmo uso e tenho certeza que vai ajudar você a conquistar seus objetivos como empreendedor ou profissional de marketing.

Essa “fórmula” tem dado certo e o que prova isso são os depoimentos que recebo semanalmente no inbox do Facebook, em comentários ou no meu e-mail.

novo blog

Seja com os meus próprios produtos ou produtos de parceiros, o foco está na sua transformação. E não é demagogia, eu realmente quero ver seu crescimento.

Não deixe o som parar

Enfim, estou por aqui frequentemente lançando uma coisa nova para você. Se você se sente à vontade para me seguir, ficarei grato e farei o possível para retribuir sua atenção com os melhores conteúdos e indicações.

Vamos juntos?

Cadastre seu e-mail aqui para receber minhas publicações com total exclusividade.

E, se depois de ler este artigo, você ainda tem dúvida do que eu realmente faço e o que você pode encontrar aqui no novo blog, fecho com uma lista:

>> Conteúdos sobre marketing digital

>> Conteúdos sobre marketing de conteúdo

>> Reviews de livros, cursos, treinamentos e ferramentas

>> Algumas reflexões sobre tecnologias e inovações

>> Soluções em comunicação para negócios digitais

>> Algumas pitadas de sarcasmo, humor e verdade

Enfim, é isso.

Vamos em frente,

Paulo Maccedo

PS.: Sobre as canções citadas:

 “Wind of Change” foi lançada em 1990 no álbum Crazy World do Scorpions e inspirou-se nos “ventos de mudança” que atingiam a Europa com o término da Guerra Fria, o desmembramento da União Soviética, e a queda do Muro de Berlim.

“Stairway to Haven” foi lançada pelo Zeppelin no quarto álbum de estúdio da banda, Led Zeppelin IV, de 1971. É considerada muitas vezes uma das maiores canções de rock de todos os tempos.

“Tom Sawyer” é uma das canções mais famosas do Rush, lançada em 28 de fevereiro de 1981, no oitavo álbum Moving Pictures. É um símbolo mundial da cultura pop, sendo citada inúmeras vezes em livros, histórias em quadrinhos, séries, etc.

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.

Este post tem 2 comentários

  1. Avatar

    Cada vez que leio seus artigos vejo que estamos mais alinhados em objetivos e pensamentos.

    Isso me trás uma certa tranquilidade de que eu não estou sozinho e nem maluco (talvez só um pouco… Rsrsrsrs). 😉

    1. Paulo Maccedo
      Paulo Maccedo

      Hahahahahahahaha
      Fico feliz em saber disso.
      Bem, sozinho você não está.
      Já maluco, não posso garantir. rsrsrs
      Mas o legal é que estamos juntos, até nessas doideiras.

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Todos os direitos reservados 2020