Freelancer é alguém que é pago pelo seu trabalho. Ela ganha por hora ou talvez por projeto. Freelancer escreve, projeta, consulta, aconselha e pendura papéis de parede. O trabalho freelancer é a maneira mais fácil de iniciar um novo negócio.
Empreendedor usa dinheiro (de preferência dinheiro de outra pessoa) para construir um negócio maior do que ele. Empreendedor ganha dinheiro quando dorme. Empreendedor se concentra no crescimento e na escala dos sistemas que constrói. Para ele, quanto mais melhor.
O objetivo de um freelancer é ter um emprego estável sem chefe, fazer um bom trabalho para aumentar gradualmente a demanda para que o salário por hora suba e a qualidade dos projetos também.
O objetivo do empreendedor é ganhar um monte de dinheiro, construir uma máquina de lucro a longo prazo que é estável, e não particularmente arriscada para ser executada. O empreendedor constrói uma organização que cria mudanças.
A armadilha é simples: os freelancers de algum dia começam a inveja do empreendedor e começam a empregar outros freelancers para trabalhar para eles. Mas não escala. Gerir freelancers é diferente de ser um freelancer. Gerenciar outros freelancers e salvar os melhores projetos para si mesmo é entrar em apuros. O fluxo de caixa o coloca em apuros. Os investidores não querem investir em você, porque você não pode vender se você é um freelancer no coração.
Se você é um empreendedor, é impossível ter sucesso usando seu próprio trabalho para preencher as lacunas. Isso é porque seu trabalho é finito. Também não escala. Se é um trabalho que só você pode fazer, você não está construindo um sistema, você está apenas contratando a si mesmo (e provavelmente não está pagando o suficiente).
Este problema tem girado em torno de algumas pessoas por um tempo. É tentador pensar que mais esforço pode resolver isso. Novas ferramentas dão aos freelancers mais alavancagem ao tempo em que nossa cultura continua a empurrar-nos a crescermos agora.
Mas a questão é que mais esforço não pode resolver seu dilema. Cedo ou tarde, mais esforço vai impedir a escala. Travis não dirige mais o Uber, Sheryl não faz qualquer codificação e Jacqueline não pode trabalhar mais com todos os investimentos.
A solução é surpreendentemente fácil.
Se você é um freelancer, é um freelancer. Você só precisa descobrir como fazer o melhor trabalho em seu campo, o melhor trabalho para os clientes certos. Não se preocupe em desviar o trabalho, e não se preocupe com o tempo ocioso ocasional. Você é um freelancer para contratar, e você precisa se concentrar em sua reputação e no fluxo de negócios.
Você pode encontrar alavancagem sob a forma de assistentes e terceirizar as mercadorias se puder, mas seu trabalho sempre será o seu trabalho.
Freelancers devem estar na frente, obter mais na demanda e cobrar mais (isso vale a pena). Os melhores ficam na frente por serem mais conectados, mais inteligentes, mais eficazes.
Se você é um empreendedor, não se contrate. Construa um negócio que funciona, que prospera com ou sem você. Pode não ser bom para o seu ego, mas será bom para sua conta bancária.
É possível mudar de chapéu, ter projetos paralelos, ter dois “empregos”. Mas não se pode usar ambos os chapéus ao mesmo tempo. Em outras palavras, não se pode ser freelancer e conquistar o sucesso como empreendedor.
Artigo escrito por Seth Godin, originalmente em sua conta no Medium. Traduzido e adaptado.