Toda empresa, ao disponibilizar produtos no mercado, deve observar como os clientes reagem a esses produtos.
É preciso saber a repercussão que eles geram, para que não se caia no erro de insistir em vender algo que não resolve realmente um problema.
Em fase de lançamento, o produto pode ser vendido “incompleto”. Mas, depois de já consolidado, é hora de aperfeiçoar a entrega.
Daí vem um dos meus lemas de negócios:
Comece primeiro, aperfeiçoe depois.
Saber o que o consumidor espera de um produto não é tarefa fácil. Só por meio de muitos testes, pesquisas e observações é que se chega a um nível satisfatório de conhecimento sobre a relação necessidade/solução.
Por exemplo, tenho acompanhando a forma como o empreendedor André Lado Cruz, junto com sua sócia Michele, vem trabalhando o aperfeiçoamento do Digital Manager Guru. A cada dia uma nova descoberta, que torna a entrega mais certeira.
Isso é aperfeiçoamento.
É buscar a satisfação do cliente de forma plena.
Seu produto já está no mercado, já gera resultados, mas não é o bastante. A ideia é melhorar a performance em todos os níveis. É tornar excelente.
O que me encanta no marketing é isso: a chance de criar soluções altamente personalizáveis e elevar a experiência ao máximo para satisfazer os consumidores.
Criar diferencial, ser único.
Fazer o cliente comprar de você não somente porque você resolve os problemas dele rapidamente, mas porque resolve de uma forma que ninguém mais é capaz de fazer.
Kotler diz algo que se encaixa perfeitamente aqui:
Atender às expectativas do cliente irá apenas satisfazer os clientes; excedê-las irá encantá-los.
Não somente satisfaça, encante.
PS.: Gostou do post? Que tal se inscrever na minha lista VIP para receber conteúdos exclusivos sobre marketing e persuasão e conteúdo? Deixe seu e-mail aqui!
PPS.: Conheça meus livros na Amazon!