Estratégias de vendas que toda empresa precisa saber

estratégias de vendas

As vendas de uma empresa são o ponto chave que determina o sucesso ou o fracasso do negócio, e cada vez mais gestores e empreendedores buscam novas formas de aumentar seus resultados.

Muitas vezes o foco principal acaba sendo a contratação dos melhores profissionais de vendas, mas nem sempre somente isso é o suficiente para ter os lucros que desejam no final do mês.

Para alcançar o objetivo de aumentar as vendas e, consequentemente, a lucratividade do negócio, é necessário mais do que colaboradores engajados. A maioria das vezes o aumento das vendas depende mais de uma estratégia eficiente e de dados confiáveis, além da criatividade e qualidade dos produtos e atendimento.

A boa notícia é que existem algumas dicas que ajudam todos os tipos de empresas e que, quando bem aplicadas, podem ajudar você nessa jornada para aumentar suas vendas. Vamos conhecer

Conheça muito bem o seu público alvo

Acabou a era do “achismo”. Hoje é fundamental conhecer de verdade seus clientes e identificar um perfil de comportamento que ajude a traçar estratégias eficientes de atração e conversão.

Quando essa pesquisa não acontece, é comum criar e oferecer produtos que não atendem as necessidades dos clientes, e que por isso não vendem.  

Faça pesquisas de mercado, pergunte, converse, entenda quem compra os produtos ou serviços da sua empresa. Descubra seus hábitos para conversar com ele de maneira adequada sobre os assuntos que interessam.  

Aposte no relacionamento com o cliente

Muitas empresas se empenham em atrair novos consumidores a cada mês, mas acabam se esquecendo de manter o relacionamento com as pessoas que já fazem parte da base clientes. Esse relacionamento é o que faz eles voltarem a comprar e também indicarem a empresa para outras pessoas.

A manutenção de um cliente custa bem menos do que a atração de novos consumidores, e intensifica a relação, aumentando as chances de vendas com ticket médio mais elevado, ou seja, vale muito mais.  

Crie uma estratégia com e-mails marketing, ofertas exclusivas, cupons de desconto, e também novidades interessantes, que sejam do interesse dele. Mostre também que você se lembrou dele em datas importantes, com o aniversário, por exemplo. Faça ele se sentir importante e lembrado.  

Avalie a concorrência

Praticamente todos os mercados já possuem muitos concorrentes e é cada vez mais importante considerá-los nas estratégias, além de ter atenção ao que eles estão fazendo.  

É importante conhecer e avaliar de maneira crítica quais são as características e os pontos fortes dos seus concorrentes, para identificar o que pode ser melhorado no seu negócio e também para perceber o que a sua empresa pode oferecer de melhor, para chamar a atenção dos clientes, e os fazer comprar de você e não dos outros.

Crie uma estratégia de marketing atrativa

Durante muitos anos o marketing foi um recurso exclusivo para as grandes empresas que podiam fazer investimentos relevantes. Hoje essa realidade mudou e qualquer empresa pode utilizar os recursos de marketing digital, com baixos investimentos, para começar a divulgar seus negócios.

Com o conhecimento que você vai ter sobre o seu público-alvo (depois de você ter feito as pesquisas de mercado citadas no item 1), é possível criar campanhas direcionadas para pessoas que se interessam pelos seus produtos e gerar resultados mais consistentes.

Invista na qualificação da sua equipe

Seus colaboradores são parte essencial do processo de venda e é fundamental que a sua equipe esteja capacitada para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes. Invista em treinamentos, workshops, palestras e garanta que todos os seus colaboradores conheçam as políticas da empresa. 

Oferecer incentivos para seus funcionários e valorizá-los pode torná-los ainda mais engajados e envolvidos com as vendas.

Tenha um software ERP para tornar a rotina mais eficiente

Hoje a otimização das vendas é baseada em dados e informações reais, que precisam estar organizadas e controladas para permitirem o melhor aproveitamento.

Sendo assim, utilizar um sistema de gestão empresarial ERP no seu negócio pode facilitar a gestão e o acompanhamento das vendas e dos processos internos.

Com um ERP os registros dos pedidos se tornam mais rápidos, assim como todo o processo de venda, de pagamento e de emissão das notas fiscais, contribuindo para a qualidade do atendimento.

Os sistemas de gestão empresarial mais atualizados são online, o que permite que sua equipe de vendas possa utilizá-lo de qualquer lugar, além da atualização automática. Dessa forma todas as informações necessárias podem ser consultadas em tempo real.

Com um software de gestão empresarial ERP você terá o total controle sobre o resultado da sua empresa, podendo acompanhar de perto tudo o que acontece e fazer as modificações necessárias quando necessário.

PS.: Post produzido pela equipe Gestão Click. 

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu