Pesquisar
Close this search box.

Como se posicionar como especialista em seu mercado publicando em blogs de parceiros

guest posting

Tenho uma leitora assídua aqui no blog. Ela é uma excelente redatora, acompanha o meu trabalho de perto e acabou se tornando uma grande amiga. Em certa ocasião, enquanto estávamos em uma reunião no Skype, ela revelou ter se atentado ao meu trabalho através de um artigo meu publicado no site de uma agência de renome. Ou seja, ela se conectou comigo através de um guest post, e se não fosse essa publicação, talvez nem tivesse me conhecido.

Isso me fez compreender porque a visibilidade é uma chave para os negócios.

Quanto mais conhecido e reconhecido você for, mas as pessoas se sentirão confortáveis para consumirem seus conteúdos e comprarem de você. Isso, claro, se você estiver construindo sua imagem corretamente. A mesma ideia vale para todos: empreendedores, profissionais liberais, pequenos empresários, etc. Toda marca que se preze deve ser bem reconhecida, e isso só se torna possível hoje com uma boa estratégia de conteúdo.

No mundo online, a visibilidade se torna mais fácil de se conseguir, já que temos disponíveis uma série de ferramentas gratuitas e poderosas de comunicação. Seu site, blog, redes sociais e outros canais, podem ser usados com bastante eficiência, fazendo com que as pessoas conheçam o seu trabalho através de suas publicações.

Mas, além de lançar posts relevantes e recorrentes em seus canais principais, o guest posting é um tipo de publicação indiscutivelmente eficiente para aumentar sua visibilidade. Acaba sendo algo óbvio, que todo empreendedor digital ou profissional de marketing conhece ou já ouviu falar. Mas curiosamente poucos ainda estão praticando. (Pelo menos, não como deveriam). A questão é que entre os poucos estão os grandes nomes do mercado. Você é um deles?

O que é guest posting e como isso vai aumentar o reconhecimento do seu trabalho

Guest posting é a prática de publicar conteúdos em outros sites que não sejam seus. Por exemplo, se você é um profissional de marketing e convida um especialista neste nicho para escrever em seu blog, este conteúdo que será publicado é um guest post. O mesmo se você for convidado para escrever no blog dele. O guest posting é uma excelente maneira de se conseguir material inteligente, de ampliar a audiência e garantir mais acessos.

Vantagens do guest posting para quem escreve

Se você é convidado para escrever em sites e blogs com autoridade no mercado, você amplia sua visibilidade automaticamente, já que você está sendo conhecido por uma audiência diferente. Se o post for bem feito, engajador, as pessoas vão querer saber mais sobre o seu trabalho, acessando o seu site, procurando no Google e nas redes sociais, por exemplo. Isso significa mais oportunidades de negócios.

Vantagens do guest posting para quem recebe o conteúdo

Ter um especialista escrevendo para sua audiência é fazer com que as pessoas vejam o seu próprio trabalho com bons olhos. Em outras palavras, o post do seu convidado vai fazer sua plataforma conquistar mais credibilidade junto ao público, aumentando a aceitação de sua marca, e automaticamente, de seus produtos ou serviços. Isso também significa mais oportunidades de negócios.

Como aplicar o guest posting em sites importantes

Agora que você já entendeu o conceito de guest posting e como isso vai ser vantajoso para você, vou te fornecer algumas dicas para ter seus conteúdos publicados em sites importantes, e assim ampliar sua audiência e ser reconhecido como especialista.

Identifique os sites de peso em seu nicho de atuação

Comece fazendo uma lista dos sites e blogs com autoridade em seu mercado. Se você é um profissional antenado, não será difícil identificar e listar as plataformas que fazem um bom trabalho. Geralmente estes sites se destacam pela qualidade e a relevância de suas publicações. Se for você o dono do site, comece a analisar qual o profissional vale a pena convidar para escrever para a sua audiência. Quanto mais autoridade reconhecida ele tiver, mas o guest post irá contribuir para os seus seguidores.

Não menospreze os sites menores

Ok, falei de sites com amplo alcance, mas o guest posting pode funcionar muito bem com sites e blogs menores. Inclusive, dependendo do mercado, será mais fácil fechar parcerias para futuras publicações. “Uma pequena audiência é melhor do que nenhuma audiência”. Pense nisso. O tráfego e a visibilidade pode chover de onde menos se espera. Por isso, não menospreze os sites pequenos. Mas também não saia se convidando para publicar em qualquer site. Tenha critérios.

Use a empatia

Você pode começar usando a empatia com o site que você pretende publicar. Uma das formas de fazer isso é compartilhar os conteúdos que eles lançam para sua audiência em seus perfis, páginas e comunidades nas redes sociais. Interagir com comentários no post e indicar a publicação em fóruns e em outros meios também pode ser muito útil. Esse tipo de atitude fará você ser percebido pelos responsáveis, o que poderá abrir as portas para a parceria. Não é garantido, mas pode funcionar muito bem.

Mantenha o seu conteúdo atualizado

Não basta só pensar em guest posting e deixar a desejar nas publicações do seu próprio blog. Você precisa manter a recorrência e a consistência em suas plataformas. Essa é a melhor forma de fazer seu trabalho ser reconhecido e despertar o interesse de possíveis parceiros para troca de posts. Então, não deixe de publicar “para você” e construir sua própria audiência. Quanto mais “ativos” você tiver, mais as pessoas vão se interessar pelo que você faz.

Faça o melhor conteúdo que puder

Quando fechar uma parceria de guest posting, se esforce para escrever o melhor artigo que você puder. A lógica é deixarmos o melhor para o nosso site, mas é justamente o contrário que funciona: quando se trata desse tipo de estratégia, o ideal é fazer um conteúdo magnífico no site do parceiro, pois isso irá ampliar os resultados, fazendo as pessoas olharem para você com outros olhos. Sem contar que seu conteúdo vai deixar o dono do site bastante satisfeito e que outras parcerias poderão surgir a partir da publicação.

Exemplos de guest posts meus em sites e portais de parceiros

Separei alguns conteúdos produzidos no formato, para você entender melhor como eu pratico o guest posting. Repare sempre que os artigos são direcionados a uma vantagem dupla, ou seja, eu nunca penso somente em meus resultados, mas busco contribuir com a plataforma que me convidou. Isso é importante!

#1 – Guest Post para o Portal Superstorm

Neste guest post, assim como outros que produzo para o Superstorm, procurei ser um pouco mais denso na exploração do tema. Meu objetivo com ele foi conscientizar os leitores sobre a importância de se adotar o marketing de conteúdo na conquista de clientes na internet. Interessante é que o tema é uma das expertises do Portal, o que facilitou bastante. Fui zeloso na abordagem, buscando contribuir com a audiência da plataforma.

Acessar o post!

#2 – Guest post para o blog da Mentalidade Empreendedora

O site tem uma enorme audiência composta por aspirantes a empreendedores, empresários e profissionais de marketing digital. Como o assunto principal da empresa é empreendedorismo, busquei transmitir uma mensagem clara sobre o porquê se deve adotar o conteúdo como estratégia, independente do tipo de negócio. Qualquer pessoa que acessar o artigo, vai entender claramente o que procuramos passar.

Acessar o post!

#3. Guest posting no Portal Administradores

Assim como no primeiro exemplo, neste eu me portei como um evangelizador, levantando questões e promovendo o caminho para um bom marketing através do conteúdo. Produzir este artigo usando uma linguagem “mais genérica”, pelo fato do portal ter uma audiência muito grande e ser composta por pessoas de diversos setores.

Acessar o post!

#4. Guest post para o site da Contentools

O quarto exemplo foi escrito há mais de um ano e ainda continua relevante. Ele é um pouco mais específico e foi produzido para uma audiência de redatores freelancers e produtores de conteúdo, seguidores do blog da Contentools. Minha intenção com ele foi dar um caminho para ser mais produtivo na hora de produzir tarefas de conteúdo.

Acessar o post!

Conteúdo complementar: o mito sobre fim do Guest Post

Enquanto editava este post, me deparei com um vídeo muito legal gravado pelo Rodrigo Nascimento. Ele fala sobre o mito do fim do guest post e explica porque praticar este tipo de publicação ainda é importante. Decidi incluí-lo aqui como material complementar. Assista porque é bem relevante!

YouTube video

Vamos aplicar o guest posting?

Meu objetivo aqui foi conscientizar você sobre a importância de uma boa estratégia de guest posting. Não fique só na teoria, pratique. Comece a definir seu plano de parcerias. Se você tiver dificuldades com a escrita, nada impede que você contrate um especialista em produção de conteúdo para lhe ajudar. Aliás, muitas empresas hoje contam com estrategistas e redatores para conseguirem colocar seus planos de conteúdo em ação. Você pode fazer isso também. Se precisar de ajuda com isso, ou se deseja um post meu em seu blog, entre em contato no link abaixo. 

Quero conversar sobre estratégias de guest posting

Quem gostou deste artigo também leu:

Paulo Maccedo – Todos os direitos reservados 2023