Maketplaces online: uma oportunidade de ouro de vender pela internet

marketplace

Por Fabio Seletti

Realizar vendas pela internet hoje está mais complexo que há cinco anos. Se antes a informação de relevância era escassa e, muitas vezes, encontrada somente na língua inglesa, hoje a dificuldade é selecionar a informação. Há conteúdo explodindo no Youtube, no Facebook, nos buscadores, no Instagram e em diversos lugares. Enfim, o que não falta hoje é material explicando como vender pela internet. E uma excelente forma realmente eficaz de realizar esse objetivo são os marketplaces.

Originalmente, marketplaces são locais onde os comerciantes disponibilizam os seus produtos fisicamente. Mas a internet abraçou bem o conceito e atualmente existem mais de 30 mil em todo o mundo, de acordo com a consultoria PwC.  

A primeira tendência foi de que a venda fosse direcionada para produtos. Mas depois apareceram alguns marketplaces voltados para a área de serviços. Hoje são vários focados em vários públicos. É possível encontrar especialistas em marketing, contadores, encanadores, eletricistas e uma infinidade de outros profissionais liberais por esses mecanismos de intermediação.

Aproveite e confira alguns marketplaces que vão esquentar as suas vendas:

GetNinjas

Esse é o maior marketplace de serviços do país e apresenta uma gama interessante de possibilidades para profissionais de públicos diversos. Há vários menus na home do site e neles são encontradas categorias como Moda e Beleza, que incluem profissionais de artesanato, cabeleireiros, esteticistas e outros. Assim como é possível se contratar profissionais de animação, ilustradores e desenvolvedores em design e tecnologia.

oHub

O oHub é um marketplace online que atende exclusivamente a serviços que visam o mercado B2B. Por isso, para participar é necessário que se tenha um e-mail institucional e um CNPJ. Além disso, o sistema de pagamento é baseado em créditos, que são consumidos quando a resposta para um contato é concretizada.

A grande vantagem em se optar por essa plataforma é que se tem a oportunidade de vender serviços para clientes de porte considerável, como grandes empresas nacionais e estrangeiras, condomínios e órgãos governamentais. A gama de possibilidades de cadastro em categorias de serviços é bem ampla, partindo desde áreas relacionadas à engenharia até marketing digital.

Contabilis

Contabilis é um site voltado para contadores e escritórios de contabilidade. É uma forma de agilizar a captação e clientes e centralizar o portfólio de forma acessível para que os possíveis compradores possam visualizá-lo.

Dentre os benefícios elencados pelo marketplace, pode-se citar a criação ou aumento do profissional de networking por meio da plataforma. Também é possível centralizar a demanda, organizando o fluxo de trabalho e receber as propostas ao mesmo tempo em que elas forma realizadas.

Encontre um Nerd

O nome bem sugestivo não é por acaso: trata-se de uma plataforma que media serviços na área de tecnologia de informação. Nesse caso, o marketplace não cobra pela estadia na plataforma, como a maioria das outras faz. Ela requer 30% do valor trabalho realizado.

A vantagem em utilizar esse marketplace é que o profissional cadastrado recebe o serviço conforme a cidade para a qual ocorreu a solicitação. O primeiro “nerd” que fecha a negociação fica com o cliente.

Bem Combinado

Bem Combinado é um marketplace que de forma geral atende ao público que precisa de prestadores de serviço relacionado a área de manutenção. É possível solicitar a montagem de um móvel ou o reparo de um carro. Mas também atende ao grupo que necessita de profissionais criativos na área de webdesign.

Para se cadastrar, basta preencher um formulário rápido em “quero ser um resolvedor”.

SOPJ

Como o próprio nome diz, é um marketplace de B2B, que tem a finalidade de linkar pessoas jurídicas segundo as suas necessidades de venda e compra. Porém, nada impede que um empreendedor com seu CNPJ possa realizar o trabalho com a mesma eficiência.

É também um marketplace com uma gama bem ampla de serviços, que envolve o setor de saúde, com convênios e plano de saúde, telecomunicações, transporte e muitos outros. É interessante salientar que há espaços de venda de serviços da na área de e-mail marketing, e-commerce, mídias online e várias possibilidades dentro dessas categorias de serviços.

Como se percebe, além das costumeiras possibilidades que envolvem o marketing digital, como a criação de site, utilização massiva das redes sociais e otimização para mecanismos de busca, ainda se podem utilizar esses meios de venda com canais específicos, que são os marketplaces.

E a grande vantagem, nesse caso, é que se trata de uma ferramenta que depende essencialmente de estratégias de marketing de conteúdo. Ou seja, o cliente solicitou porque ele realmente estava procurando por aquele serviço e entendeu através de um processo de aprendizado que aquela era a melhor solução para resolver seu problema.

E você, o que está esperando para se cadastrar em um marketplace e ampliar as suas vendas?

Conteúdo produzido por Fábio Seletti, que pode ser encontrado pelo Medium, Linkedin e Facebook.

 

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.

Este post tem 3 comentários

  1. Obrigado Fabio pela sua colaboração aqui no site. Com certeza esse conteúdo vai ajudar muita gente, desde freelancers até empreendedores digitais. Sem dúvidas, o marketplace é um excelente canal de negócios para vender pela internet.

    1. De nada, meu caro Paulo. Eu que agradeço pela oportunidade de colaborar. Espero que esse conteúdo ajude muitos empreendedores a tornarem seus processos de venda mais consistentes. Abraços!

  2. Vender serviços é a palavra da vez, utilizar plataformas online é uma forma eficaz de verdade, parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu