Por: Equipe de redação da Gestão Click
Em tempos de alta conectividade, todo empresário tem percebido a importância de investir em marketing online.
Mas, por se tratar de uma área do marketing tão nova quanto a própria internet, temos visto muitos empresários perdidos, cometendo erros simples de corrigir, que reduzem a eficiência das suas ações de marketing digital.
A seguir você confere alguns dos erros de iniciante mais comuns na área de marketing online:
#1 – Ignorar o perfil do seu cliente
Esse é um erro capital em qualquer área de marketing: afinal, se você pretende anunciar um produto ou serviço, você precisa saber exatamente a quem esse anúncio se destina.
E isso porque o seu público alvo é quem vai determinar fatores básicos da qualquer ação de marketing, como a linguagem e as mídias que serão utilizadas, por exemplo.
Além disso, conhecer o perfil do seu cliente permite publicar conteúdos que sejam relevantes para segmentos específicos do mercado e rastrear quais os canais de mídia que terão maior chance de trazê-los até o seu site.
Aliás, você já conhece os 3 caminhos indiscutivelmente produtivos que levam alguém a consumir conteúdo no seu espaço digital?
Fique atento a isso, pois uma página melhor alinhada com o perfil do seu cliente, contribui para mantê-lo no site e certamente representará uma maior conversão em vendas.
#2 – Falta de uma estratégia de marketing online
Quando se fala em estratégia de marketing, a idéia vai além da realização de apenas uma divulgação desse ou daquele serviço, de forma pontual.
Trata-se de divulgar a sua marca e de consolidar a sua identidade no mercado, junto aos clientes.
Por isso, é preciso trabalhar com múltiplas vertentes do marketing, direcionadas sempre ao perfil do seu consumidor alvo: marketing de conteúdo, marketing de relacionamento, inbound marketing, etc.
Pensando especificamente no trabalho de consolidação da sua marca e do seu site, as estratégias de Inbound marketing tem feito buzz entre os especialistas da área.
Trata-se de investir na criação de conteúdos de qualidade para atrair novos clientes e estreitar o relacionamento com aqueles que já são clientes da marca.
Isso só é possível através da criação de uma identidade de marca bem definida, que será transmitida ao consumidor através dos conteúdos produzidos e divulgados no site.
É por meio desses conteúdos, que o seu potencial cliente terá a oportunidade de se identificar com aquilo que a sua marca propõe.
#3 – Falta de investimento em conteúdos para o seu site
A Internet colocou o seu potencial cliente em contato com empresas do mundo inteiro: o que vai fazer com que a sua marca se destaque em meio a essa massa mundial?
É justamente o conteúdo que você tiver para oferecer. Saber sobre produção de conteúdo pode ser um atalho para conquistar isso.
Já deu para perceber a importância de se investir em conteúdo de qualidade, não é mesmo?
Um conteúdo de qualidade deve ser relevante para o cliente e fazer sentido. Nada de encher linguiça ou de tentar empurrar garganta abaixo algo com que seus clientes não se identificam.
Colocando nesses termos, parece simples, mas a questão vai além. Se bastasse só um bom texto para garantir a visibilidade da sua marca, qualquer blog bem escrito já resolveria a questão.
O desafio, contudo, é garantir que o cliente em potencial consiga chegar à sua página e a esse conteúdo.
Para isso, existem uma série de estratégias de marketing que podem ser empregadas, como:
- A utilização de links patrocinados em buscadores e redes sociais;
- Passando pelo emprego de técnicas de SEO ou otimização do texto. Isso com as palavras-chave, garantindo melhor posicionamento em páginas de busca, como o Google, por exemplo;
- Até o trabalho em parceria com outros sites, que incluam links para o seu, que chamamos de guest posts.
O importante é garantir que a sua marca será vista, pois, como já diz o ditado, “quem não é visto, não será lembrado”.
#4 – Desorganização do site da sua marca
O site da sua marca é o equivalente virtual do escritório ou balcão onde você recebe seus clientes. Em outras palavras, ele é a cara da sua empresa para o potencial cliente que acessa a sua página.
Por isso, o design do site tem que ser simples e objetivo. O esquema de cores utilizado precisa ser agradável à leitura e navegação, garantindo a permanência do cliente na página.
Nada de utilizar cores fortes ou apostar em muita mistura de cor. Um visual mais clean deixa espaço para valorizar o logo da sua empresa e o conteúdo apresentado.
O tráfego pelo site da sua empresa precisa ser igualmente bem organizado, permitindo que o cliente potencial navegue pela página sem se perder.
Inclua um link para apresentar a sua marca, reduzindo o conteúdo difuso nas páginas, e garanta um espaço diferenciado para o contato com seus clientes.
# Bônus! A seguir você confere duas dicas para facilitar o marketing online:
A primeira dica, talvez a mais essencial para quem está começando, é:
Procure uma consultoria especializada
A Internet está repleta de sites que oferecem “soluções milagrosas” para o seu marketing, mas que na prática não entregam o que prometem.
Procure por um profissional que sabe o que faz para orientar e alinhar as diversas estratégias de marketing online da sua empresa.
A segunda dica é:
Invista em software de gestão comercial…
Que, como o GestãoClick, permitam controlar na ponta do lápis o retorno obtido pelas ações de marketing online implementadas.
Afinal, é a partir da análise de dados como:
- Impacto no controle de vendas;
- Flutuação do estoque;
- Buscas realizadas no seu site;
- Links mais acessados;
- Conteúdos mais curtidos etc…
Que você poderá definir o que é ou não uma boa estratégia de marketing para a realidade da sua marca.
E aí, o que achou destas dicas para evitar erros catastróficos? Você estava cometendo algum deles? Comente aqui embaixo!
P.S.: Não esqueça de acompanhar o blog da Gestão Click para informações relevantes sobre gestão comercial.
P.P.S.: Além das informações que sempre passo aqui no blog, estou postando conteúdos irados para ajudar no marketing da sua empresa. Você pode conferir e se inscrever no botão abaixo.