Video marketing online é o futuro do marketing de conteúdo

video marketing-min

Este artigo é o primeiro de uma série de três artigos sobre vídeo marketing que irei lançar. Você pode ler o segundo aqui!

Nos últimos 10 anos, o ambiente digital mudou significativamente. As pessoas estão deixando cada vez mais de usar computadores de mesa e laptops para pesquisar na web e interagir com o conteúdo. Em vez disso, elas estão pegando seus telefones celulares e tablets. Além do mais, a tecnologia digital é mais barata hoje do que nunca. Praticamente não existem limites sobre como, quando e onde as pessoas podem interagir com o conteúdo.

O cenário de marketing de conteúdo mudou também. Hoje, o conteúdo só tem êxito se entregar o que os consumidores querem, quando e como querem.

Felizmente, é fácil se manter alinhado com o ambiente em mudança quando você investe em formas de conteúdo efetivas como o vídeo. No mundo acelerado de hoje, o video marketing online é um dos poucos tipos de estratégia online que fornece o valor, a relevância e a flexibilidade que os consumidores precisam, ao mesmo tempo que atendem ao estilo de vida que desejam.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o video marketing e por que ele está sendo considerado o futuro do conteúdo!

Video marketing pelos números

Não convencido de que o video marketing online é o caminho do futuro? Aqui estão algumas estatísticas para ajudá-lo a entender exatamente como o vídeo se tornou popular nos últimos anos, de acordo com notícias compartilhadas pelo Hubspot:

– O vídeo será responsável por mais de 80% do tráfego de toda a internet até 2019.

– Adicionar um vídeo ao e-mail marketing pode aumentar as taxas de cliques em 200 a 300%.

– Incorporar vídeos em landing pages pode aumentar as taxas de conversão em 80%.

– 90% dos clientes relatam que vídeos de produtos ajudam a tomar decisões de compra.

– De acordo com o YouTube, o consumo de vídeo móvel cresce 100% a cada ano.

– 64% dos clientes são mais propensos a comprar um produto online depois de assistir a um vídeo sobre ele.

– 87% dos negócios online estão atualmente usando conteúdo de vídeo em suas estratégias de marketing digital.

– Um terço de todo o tempo que as pessoas gastam online é dedicado a assistir a vídeos.

– Os anúncios em vídeo agora representam mais de 35% de todos os gastos com publicidade online.

– 59% dos tomadores de decisão da empresa preferem assistir a um vídeo do que ler um artigo ou postagem no blog.

– O especialista em marketing digital James McQuivey estima que um único minuto de conteúdo de vídeo equivale a 1,8 milhões de palavras.

5 razões decisivas para apostar no video marketing online

Diante do rápido crescimento da tecnologia e das altas demandas de marketing de conteúdo, o video se destaca como algo indispensável a todos os empreendedores. Aqui estão os 5 principais benefícios do video marketing:

1 – Conteúdo em vídeo ajuda a consolidar a marca na mente do consumidor

De acordo com a Hubspot, 80% dos clientes se lembram de um vídeo que assistiram no último mês. Uma das maiores vantagens do video marketing é que é altamente visual e auditivo, o que significa que é mais fácil para muitos usuários se lembrar do que o conteúdo baseado em texto.

Quando os clientes se lembram de seu conteúdo de video marketing, eles também se lembram de sua marca, e isso se traduz em mais vendas e leads para você. Além do mais, os clientes geralmente gostam de compartilhar vídeos de que gostam, o que pode expandir seu alcance online.

Para tornar seus vídeos tão memoráveis ​​quanto possível, certifique-se de mantê-los em linha com sua estratégia de marca. Isso significa manter as mesmas cores, fontes, logotipos em seu video como estão em seus blogs e artigos. Conquanto os vídeos façam coisas que o conteúdo de texto não faz, os usuários ainda devem ser capazes de reconhecer o estilo e o formato dos vídeos da sua marca.

2 –  Video marketing pode impulsionar o SEO do seu site

Cerca de 65% dos tomadores de decisão de negócios visitam o site de uma empresa depois de assistir um vídeo da marca. A qualidade do conteúdo do video marketing pode melhorar drasticamente seu SEO, dirigindo as pessoas para a sua homepage.

Além disso, o vídeo pode melhorar suas taxas de conversão consideravelmente. Relatórios da Hubspot mostram que 39% dos tomadores de decisão de negócios entram em contato com um fornecedor depois de ver um vídeo de marca.

Ao adicionar vídeos às suas landing pages, fica mais fácil melhorar o valor de SEO da sua empresa e melhorar suas taxas de cliques.

3 – O conteúdo em vídeo funciona bem em todos os dispositivos

Hoje, uma das maiores tendências do marketing digital é o design responsivo. Quando o conteúdo de uma empresa não funciona bem em um determinado dispositivo ou sistema de navegador, o negócio por trás dele perde o tráfego e sofre diminuição das conversões como resultado.

Felizmente, o conteúdo em vídeo é adequado para consumo em todos os dispositivos, que vão desde computadores a telefones celulares. Isso amplia o alcance do vídeo e torna seu conteúdo totalmente focado no consumidor.

4 – Marketing de vídeo pode ajudar a reforçar a sua marca mensagem

Quando você usa vídeos online em sua estratégia de marketing digital, você tem a oportunidade perfeita para melhorar a mensagem da sua marca. Através de elementos simples como design e branding, além de recursos mais avançados como voz e conteúdo, o video marketing online é a ferramenta ideal para fortalecer sua identidade de marca e garantir que seus clientes saibam quem você é.

5 – Conteúdo em vídeo torna-se viral

Estima-se que 92% das pessoas que consomem vídeos móveis os compartilha com outras pessoas. Esse número é maior do que a taxa de compartilhamento de muitos outros tipos de conteúdo. A Simply Measured descobriu que o vídeo é compartilhado 1.200% mais do que links e texto combinado.

Além disso, 60% dos espectadores se envolverão em um post de vídeo antes de um post de texto, de acordo com a Diode Digital. Devido a isso, conteúdo em vídeo é uma ferramenta poderosa para qualquer marca que deseja expandir seu alcance online ou desfrutar de um público mais amplo.

Ao criar conteúdo em vídeo mais denso, acessível e fácil de interagir com informações, as marcas podem desenvolver um acompanhamento online substancial e promover interação. Para um exemplo de uma empresa que fez isso particularmente bem, considere Headspace, um aplicativo de meditação que se tornou um negócio proeminente de US$ 250 milhões.

O aplicativo oferece vários níveis de meditação, empregando gamification para aumentar o engajamento. Os usuários devem completar e dominar cada nível de meditação antes de avançar. A maioria das sessões são em formato de vídeo, lindamente trabalhados com ilustrações e layouts originais. É elegante, consistente e envolvente, dependendo fortemente de vídeo.

Video marketing online: conteúdo valioso para 2017

Graças à sua natureza viral, acessibilidade simples e valor agregado, o video marketing online se destaca como uma forma inteligente de abordar o marketing de conteúdo em 2017. Video marketing é uma maneira incrível de criar conteúdo pessoal que tem um impacto real sobre o seu público.

Trata-se de uma estratégia com capacidade incomparável para criar emoção impulsionada às vendas – e vendas sempre pessoais em algum nível. Os compradores querem se sentir bem sobre a sua escolha, e o video marketing de vídeo, quando feito corretamente, é a melhor maneira de criar esse sentimento.

PS.: Artigo traduzido e adaptado da Forbes. Autor: Matt Bowman, proprietário do Thrive Internet Marketing.

PPS.: Não se esqueça de se cadastrar aqui para receber outros conteúdos sobre este e outros assuntos.

video marketing online

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.

Este post tem 2 comentários

  1. Muito oportuno esse artigo Paulo Macedo! Se existe UM mandamento para produtores de conteúdo é; ” – NÃO DEIXARÁS DE PRODUZIR VÍDEOS! ” Rsrsrs… – grande abraço! 🙂

    1. Fala, meu irmão.
      Essa parada aí.
      Video é o caminho.
      Estamos juntos. Grande abraço!

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu