Palestra sobre marketing de conteúdo no Mentalidade Master

palestra marketing de conteúdo

Como espalhar ideias, promover sua mensagem e conquistar pessoas.

No último fim de semana (29 e 30 de maio de 2016), fui convidado pela galera da Mentalidade Empreendedora para palestrar num evento de Mastermind (Mentalidade Master) para empreendedores parceiros da empresa. O tema explorado, claro, foi o marketing de conteúdo.

Meu objetivo com a palestra foi de falar sobre o contexto do conteúdo estratégico na era digital, e sobre como empresários e empresas podem atrair mais clientes através da criação de formatos relevantes e úteis aos seus potenciais clientes.

Falei sobre os 3 pilares que norteiam um marketing de conteúdo memorável: qualidade, relevância e recorrência. Destaquei que para gerar resultados, profissionais de marketing e empreendedores precisam alinhar esses três pontos na hora de planejar e publicar conteúdo.

Também ressaltei a importância de desenvolver um trabalho original, mostrando como o mercado está cheio de imitadores e de conteúdos plagiados, feitos de qualquer jeito por profissionais despreparados. Mostrei o caminho para evitar cair nesse erro comum.

Quantidade importa

Um dos pontos altos do discurso foi quando desmistifiquei que “quantidade não importa tanto”. Falei de como algumas empresas utilizam estratégias em que o número alto de postagens ajuda nas conquistas estratégicas e comerciais. Mas fiz questão de mostrar que quantidade só funciona se o objetivo for claro, se houver um ou mais responsáveis na gestão e se o conteúdo for atrativo, criativo e gerar valor para ao usuário.

A “cereja do bolo”, na minha opinião, foi quando falei das duas “leis” dos conteúdos memoráveis: ideias e histórias. Para isso, promovi o seguinte conceito:

Há duas maneiras diferentes de convencer as pessoas. A primeira é basear as ideias em uma série de fatos e números e envolvê-las em argumentos intelectuais. A outra, muito mais eficaz, é escrever histórias atrativas em torno das ideias e envolver a emoção das pessoas.

No fim, disponibilizei alguns insights para fazer o conteúdo funcionar:

  1. Crie personagens-chave (pense em quem vai consumir o que você produz);
  2. Crie cada conteúdo com um objetivo em mente;
  3. Converse com os clientes de verdade (ouça, peça feedbacks);
  4. Faça conteúdo compartilhado (inclusive com o usuário);
  5. Pense fora da caixa (o conteúdo abre portas incríveis);
  6. Amplie sua visão (não pense apenas no lado frio da estratégia);
  7. Encontre o ângulo humano (conteúdo cativante fala de pessoas para pessoas;
  8. Aposte em entretenimento (branded content).

Algumas citações na palestra:

“Marketing de conteúdo é a evolução, e quem não se dispuser a praticá-lo, ficará para trás no mundo dos negócios” – Paulo Maccedo

“Quando as pessoas sabem que o seu conteúdo é o melhor do mercado, elas confiam nele, acreditam e compram de você.” – Brendon Burchard

“As pessoas que conseguem espalhar suas ideias – independentemente de que ideias sejam – vencem.” – Seth Godin

Gostaria de ter uma de minhas palestras sobre marketing de conteúdo ou sobre outros temas de marketing em seu evento? Envie uma mensagem para o e-mail: marveconsultoria@gmail.com

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu