Por que ninguém curte o que eu posto no Facebook?

Por que ninguém curte o que eu posto no Facebook?

Ouça o conteúdo!

Ando frustrado por que minhas postagens não geram engajamento no Facebook. Por que ninguém curte o que eu posto? Aqui está a explicação…

Há um filtro automático de posts realizado pelo “robozinho do Facebook”. Ele seleciona as histórias mais relevantes, escolhidas de acordo com a preferência de cada usuário.  O não engajamento pode indicar que as coisas que você publica não estão sendo interessantes para sua rede, e por isso acabam se perdendo em meio a outras coisas “mais legais”.

A competição no Feed de notícias, onde as pessoas podem ver o conteúdo de sua família e amigos, assim como o de empresas, cresceu consideravelmente. Existem cerca de 1.500 histórias para cada pessoa. Para quem tem muitos amigos e curte muitas páginas, pode haver até 15.000 histórias.

Desse jeito se torna mais difícil para cada história ganhar espaço de destaque na rede.  Além do aumento da quantidade de conteúdo, as pessoas estão curtindo cada vez mais páginas. O diretor de gestão de notícias do Facebook, Brian Boland, disse que o número total de curtidas de páginas cresceu mais de 50% no último ano. A cada nova curtida, a competição aumenta ainda mais.

Nesse caso, o algoritmo filtra as histórias mais relevantes para cada pessoa, mostrando aproximadamente 300 resultados. Como as pessoas só tem um período determinado de tempo para ler as histórias, geralmente deixam de ver até aquelas que foram filtradas e são mais relevantes para elas.

O uso das redes sociais, além da diversão e do entretenimento, precisa ter um objetivo (no caso de uso profissional). Publicar a esmo é ruim. No meu caso, eu uso a rede para diversos objetivos, entre eles, apresentar o meu trabalho, divulgar meus livros e levar as pessoas até os meus blogs. Gosto de espalhar ideias também.

Muita gente lê, mas não interage. Acredite, há um número expressivo de usuários que têm esse costume. Muitas pessoas que preferem ficar na posição de seguidos e não de seguidores, por isso não curtem e não comentam nada. Eles têm esse direito, mesmo que façam isso por motivos idiotas.

Trabalhar só com texto pode gerar menos interação, a não ser que você já tenha uma audiência formada. Boa parte dos brasileiros não gosta de ler. Fato. Por isso seus “textões” serão consumidos somente pela galera que te segue de perto e que gosta de sua mensagem, ou, por sorte, quando a coisa viralizar.

“Posts com treta” tendem a gerar mais engajamento, assim como de crianças, gatinhos e outras coisinhas bonitinhas. Dependendo de sua intenção, será legal postar isso uma vez ou outra, mas adotar só uma linha desse tipo de publicação vai “encher o saco” de quem te segue. Com exceções, claro.

Algumas pessoas continuam te seguindo somente para observar. Talvez, para conferirem a próxima besteira que você vai postar. Pessoas que são confrontadas pelo que você escreve podem ler seus posts, mas, por motivos óbvios, não curtem e nem comentam. Pense nisso na hora se questionar “Por que ninguém curte o que eu posto?”

Para quem trabalha com marketing digital, não se iluda com curtidas. Essa é apenas uma métrica de vaidade. O importante são as conversões que seu conteúdo gera. Mais vale um post que vende bem sem nenhum resquício de curtida, do que algo que gerou 1 milhão de ‘joinhas azuis’, mas que não acrescentou em nada no seu negócio.

Não tire conclusões precipitadas. O fato de alguém não curtir, comentar ou te chamar no inbox, não significa que “ninguém vai com a sua cara”. Nem todo mundo tem tempo de ficar à toa no Facebook. A vida real ainda existe e há outros universos a serem explorados fora do “Parque de Diversões do Tio Mark”.

PS.: Há outra percepção sua sobre o assunto? Por que você acha que nem sempre as postagens tem a atenção das pessoas? Interaja com um comentário.

PPS.: Compartilhe este artigo no Facebook e veja se alguém vai interagir. 😉

About Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é escritor best-seller, profissional de marketing e copywriter. Além de escrever livros, trabalha ajudando empreendedores a influenciar pessoas e construir negócios mais lucrativos usando o poder das palavras.

Esta postagem tem 5 comentários

  1. Me ajudou muito ler esse artigo comecei a ver com outros olhos o fato de eu nao conseguir muitas curtidas valeu mesmo.

  2. Muito interessante sua visão, recentemente tenho passado por isso com a criação do meu Blog e vi que eu mesma estava com esse comportamento de ver, gostar e não interagir. Acho que na internet tudo tem ficado muito impessoal, seria como entrar numa sala aprender uma tarefa ou ter um papo legal com alguém e sair batendo a porta sem um sorriso, um “que legal” ou “muito obrigado” rs. Realmente não devemos nos apegar as curtidas, ainda mais no Facebook que nem mostra seus posts a todo mundo. Mas acho que deveríamos tentar interagir mais. Se a pessoa teve o trabalho de produzir um conteúdo que você gostou, bora elogiar xD

  3. Bom dia! Eu queria saber porque ninguém curte o que posto! Rsrs
    Posto coisas inteligentes e de autoajuda, mas nada. No entanto, tem gente que posta um ponto e se sabe já tem engajamento.

  4. O foda pra mim, é quando eu posto uma enquete, a pessoa vota na opção: Outro (Comente) <- repara bastante no COMENTE – e não comenta nada. Aff

    Mas acho que entendi melhor sobre a questão do marketing, mesmo sem conseguir interações, não devo parar por causa disso. Pelo contrário, continuar postando sempre, e de preferência, mensagens curtas e com imagens.

    Nota: Estou jogando RO de novo esses dias, fico impressionado como que ninguém interage e nem responde num jogo cuja proposta é justamente formar grupos pra explorar. ^_^'

Deixe uma resposta

Fechar Menu