Efeito ilusório da verdade”, ou “efeito verdade”, é uma técnica de persuasão que ajuda o cérebro a fazer escolhas.

Essa tática psicológica dá peso aos conceitos e ideias que ouvimos repetidamente. Dessa forma…

Ideias repetidas = maior precisão = verdade.

O fenômeno foi identificado pela primeira vez em um estudo de 1977 na Villanova University e na Temple University.

Com essa técnica, entendemos que a repetição facilita o processamento de declarações, levando as pessoas a acreditar que…

A conclusão repetida é mais verdadeira. 

O “efeito ilusório da verdade” também tem sido associado ao “viés retrospectivo”, no qual a lembrança da confiança é distorcida depois que a verdade é recebida.

Embora a tática tenha sido citada cientificamente apenas nos últimos anos, é um fenômeno com o qual as pessoas estão familiarizadas há milênios. 

O estadista romano Cato encerrou cada um de seus discursos com um apelo à destruição de Cartago (“Ceterum censeo Carthaginem esse delendam”), sabendo que a repetição geraria concordância.

Napoleão teria dito que:

“Há apenas uma figura em retórica de grande importância, a saber, a repetição”, na qual uma afirmação repetida se fixa na mente de tal maneira que é aceita no final como uma verdade demonstrada.

O “efeito verdade” desempenha um papel significativo em vários campos de atividade, como política, oratória e propaganda.

Durante as campanhas eleitorais, informações falsas sobre um candidato, se repetidas em comerciais de tevê, podem fazer com que o público acredite. 

Da mesma forma, a publicidade que repete alegações sobre um produto pode aumentar as vendas porque alguns espectadores podem pensar que ouviram as alegações de uma fonte objetiva.

A “Associação de Pesquisa de Consumidores” (EUA) realizou um estudo que pedia aos participantes que avaliassem quanto confiavam em determinada declaração.

Algumas declarações foram repetidas várias vezes, enquanto outras foram declaradas apenas uma vez. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Constatou-se que as pessoas classificaram consistentemente as declarações repetidas como mais confiáveis em comparação com as que não eram.

Em outro estudo realizado pelo “Hascher, Goldstein e Toppino”, os participantes viram 60 declarações por sessão, nas quais 20 foram repetidas.

Esses participantes classificaram sua confiança em cada afirmação em uma escala de 1 a 7, sendo 1 o nível mais baixo de confiança e 7 o mais alto. Novamente, as declarações repetidas foram classificadas como mais confiáveis.

Dale Carnegie dizia: 

Diga ao público o que você vai dizer, diga; depois conte a ele o que você disse.

No seu copy, repita as declarações que você deseja que seu público acredite e se lembre!

Um exercício simples que pode ajudá-lo com isso é — antes de escrever seu copy  anotar uma frase do tipo:

A verdade que eu quero reforçar na mente do meu leitor é [_________________________]

Então inseri-la estrategicamente no corpo do texto para persuadir seu leitor!