9 blogs de marketing de conteúdo que eu sigo e que você também deveria

blogs de marketing

Você já sabe que o marketing de conteúdo é importante e quer aprender mais sobre ele, certo? Que tal conhecer os melhores blogs do setor e ter acesso a materiais de extrema qualidade? Nas próximas linhas vou te apresentar uma lista dos principais nomes nacionais e internacionais que eu sigo de perto.

Muitos desses blogs eu uso como fontes de informações para coletar novas ideias para os meus artigos, e por isso eles me ajudam fortemente a construir minha mensagem… Aqui está uma excelente oportunidade para você crescer como profissional, seja você empreendedor, especialista em marketing ou comunicador!

Observação: eles não estão em ordem hierárquica, todos são excelentes.

#1. Content Marketing Institute – Pioneiros!

A principal missão do CMI é propagar o marketing de conteúdo. O site deles é cheio de guias passo a passo e dicas de especialistas, com uma grande comunidade ativa de discussão sobre as últimas novidades sobre o setor, informações e movimentação do mercado. Além da abundância de bons livros, links e outros recursos.

Antes de se lançarem como Content Marketing Institute, eram conhecidos como Junta42, em 2007. O fundador do grupo é Joe Pulizzi, um dos pais do marketing de conteúdo mundial. Joe é empreendedor, comunicador e autor das mais variadas teorias sobre esse universo.

O CMI publica novos artigos todos os dias e é possível fazer um cadastro para receber as novidades por e-mail. Outros recursos estão disponíveis no site e basta um clique para ficar por dentro. Infelizmente, não há tradução do site, então para conferir as dicas, é preciso entender inglês.

Visitar o site!

#2. Brain Traffic – Respirando estratégia

O Brain Traffic é uma empresa renomada de estratégias de conteúdo e coordena o famoso 5by5 podcast. A fundadora é Kristina Halvorson, que já escreveu alguns livros de peso. Sua primeira obra, Content Strategy for The Web” (um dos meus guias pessoais), é considerado um dos padrões mais seguidos na literatura de estratégias em marketing. Em 2009, Kristina ajudou a organizar o Content Strategy Consortium, o primeiro evento dedicado ao assunto.

Em 2010, ela fez presença no mesmo encontro, só que em Paris. Desde então, Kristina aparece em diversas conferências que tratem do marketing de conteúdo, sendo conhecida pela sua fala incentivadora e bem humorada. Se você quer ampliar seu conhecimento em marketing de conteúdo, fique atento aos feitos de Kristina Halvorson e às novidades do Brain Traffic.

Conhecer a Brain Traffic!

#3. Hubspot – Gigante

Fundada em 2006, a Hubspot surge como resultado de uma observação muito simples: as pessoas vinham transformando suas vidas, trabalho, compras e vendas, mas os negócios não estavam se adaptando muito bem. Esse problema fez com que Brian Halligan e Dharmesh Shah criassem a visão de inbound marketing, que no português se traduz como “marketing de atração”.

É a forma de marketing online em que uma empresa se promove também através da produção com conteúdos de diversos formatos, como textos, vídeos, podcasts, e-books, SEO e muitas outras formas de geração de informação, para atrair seus potenciais clientes.

Foi com esta base que os criadores desenvolveram a Hubspot, uma plataforma que abrange estas ideias. Com o conhecimento desses colaboradores, agora as empresas podem se tornar atraentes, engajadas e deliciar os consumidores oferecendo experiências atrativas, relevantes, úteis e personalizadas. É importante ficar de olho nesta empresa, que tem um dos blogs de marketing mais completos do mercado.

Versão em inglês!

Em português!

#4. Resultados Digitais – Mais que automação

A RD é uma empresa brasileira que prova que o Brasil também tem ótimos profissionais na área de marketing digital. A companhia tem como objetivo auxiliar outras empresas a entenderem qual é a importância do inbound marketing e quais são os benefícios que ele pode trazer.

Para isso, a empresa conta com três maneiras de exercer tal tarefa. A primeira é a posse de um software completo e integrado para a gestão de marketing, o RD Station. Ele permite gerenciar as ações de atração e conversão dos visitantes qualificados em leads e clientes, além de monitorar as relações, analisar os níveis de otimização e fornecer um bom retorno para o empresário.

A metodologia é a segunda maneira de proporcionar conhecimento a esses donos de empresa, ao passo que a implementação das técnicas é feita sempre através de um passo a passo. É possível fechar um pacote de consultoria para estar 24 horas amparado pelo marketing de conteúdo.

A própria empresa produz conteúdo, dando o exemplo de como isso realmente funciona, através das redes sociais, blogs, email marketing, SEO – enfim, tudo o que eles têm de conhecimento sobre a área na forma de conteúdo útil e simplificado. Além disso, ainda oferece palestras presenciais e online, além da produção de e-books temáticos e explicativos. Este é um dos blogs que merece sua atenção.

Conhecer a Resultado Digitais

#5. Rock Content – Espírito Jovem

De acordo com a Rock, o marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com o público-alvo e fazer crescer a rede de clientes pela geração de conteúdo relevante. Assim, a atenção das pessoas será atraída, e elas vão se envolver e gerar valor positivo sobre a sua marca. Se a empresa tem histórias interessantes para contar e deseja compartilhá-las com os clientes, é bom investir em conteúdo.

A Rock Content é uma das maiores empresas de marketing de conteúdo do Brasil e revela os três passos necessários para revolucionar a maneira com que se faz o marketing: entender o cliente, produzir conteúdo e promover o conteúdo. De vez em quando dou uma conferida no que eles andam publicando.

Visitar o blog da Rock Content

#6. Contentools – Plataforma e algo a mais

A Contentools é outra empresa brasileira que atua ajudando empresas de todos os portes a produzir e promover conteúdo de qualidade para gerar tráfico e ganhar mais clientes. Eles promovem o marketing que envolve criação e divulgação de conteúdo como estratégia para atrair mais clientes.

De acordo com a Contentools, é necessário descobrir o público-alvo, escrever sobre o que ele quer ler, ter disciplina e organização para manter uma periodicidade, produzir a informação e promovê-la. Um dos blogs de marketing que eu acompanho sempre que posso.

Conhecer a Contentools

#7. Seth Godin – Master

Autor de 18 livros que foram considerados best-sellers ao redor do mundo, traduzidos para 35 idiomas diferentes, Seth Godin escreve, sobretudo, sobre a revolução pós-industrial, na forma com que as ideias, a liderança e o marketing são difundidos no mundo contemporâneo. Além de ter escrito livros de sucesso, fundou o Yoyodyne e o Squidoo. Seu blog é um dos mais populares do mundo, principalmente pelo fato de ser atualizado diariamente.

Não sei se você sabe, mais o marketing também tem um Hall da Fama, e Seth foi incluído na lista há algum tempo, em meados de 2013. O curioso é que a lista tem apenas três nomes. Recentemente, Godin voltou a publicar livros via Kickstarter. A campanha atingiu seu objetivo e depois de três horas acabou sendo o projeto mais bem sucedido da história nesse tipo de plataforma.

Falando de forma mais pessoal, sou fã do estilo dele e seguidor assíduo. Fiz até um post sobre seu trabalho. Seth tem um dos blogs de marketing mais legais e você deve conhecer!

Site de Godin

#8.9. Rafael Rez e Marketing de Conteúdo – Fonte de Conhecimento

Rafael Rez é diretor geral da empresa Web Estratégica, tem MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e atua na internet desde praticamente o nascimento da mesma. É arquiteto de informação, sabe tudo sobre SEO e é, sem dúvidas, o maior especialista em estratégia de conteúdo do Brasil. Tenho uma admiração pessoal pelo seu trabalho e aprendo com ele quase diariamente.

Além do trabalho relevante que faz na internet, o cara é professor de MBA da FGV e ministra palestras nas áreas de otimização de sites, comunicação digital e marketing digital. Você pode conhecer o trabalho dele através dos seguintes sites:

http://www.marketingdeconteudo.com.br

http://www.rafaelrez.com/

Fique por dentro!

Essa foi a lista de blogs de marketing que eu uso como biblioteca pessoal.  Você também pode ficar por dentro de todas as informações e seguir estas empresas e pessoas de perto. Também aproveito a oportunidade para lhe convidar a estar mais engajado com o meu blog. Estou semanalmente divulgando novos formatos para elevar ainda mais o marketing de conteúdo no Brasil. Clique na frase abaixo:

Quero fazer parte e receber atualizações do blog

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.

Este post tem 5 comentários

  1. Desses ai só conheço o da Rock Content, os que eu acompanho, não são tão especifico no marketing de conteúdo são mais gerais.

    Blog dinamiza
    Mentalidade Empreendedora
    Agência Mestre
    e é claro q este aki também esta na lista!

    1. Legal Douglas. Eu pretendo fazer outras listas e esses aí com certeza irão entrar. São muito bons mesmo!

    1. Opa, obrigado pelo convite. Acessarei com certeza!

  2. Muito bom artigo, como trabalhar com marketing digital sem focar no conteúdo? Impossível, não. Vou conferir todos os blogs.

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu