Estratégia de Conteúdo Para a Web – Kristina Halvorson

estratégia de conteúdo para a web

Seu conteúdo pode ser melhor. Muito melhor. E você não precisa de meses de planejamento, um milhão de dólares e nem de uma nova equipe para ter sucesso. Na verdade, se você puder se comprometer com estes cinco pontos, você melhorará radicalmente a organização de sua estratégia de conteúdo para a web em um período de tempo relativamente curto:

#1. Faça menos, não mais.

#2. Descubra o que você tem e de onde isso vem.

#3. Aprenda a ouvir.

#4. Coloque alguém no comando.

#5. Comece a perguntar “por que”?

Gostou das dicas? Elas fazem parte do livro Estratégia de Conteúdo Para a Web, que eu irei te apresentar neste post. Se você quer mesmo gerar resultados e alcançar seus objetivos de negócios na internet, não deixe de passear pelas próximas linhas.

Estratégia de Conteúdo Para a Web: indicado para você?

Quando entrei na Amazon para pesquisar sobre este livro, já havia obtido recomendações sobre ele no site do Rafael Rez. Percebi que ele estava de acordo com minha necessidade atual, já que estava prestes e assumir o papel de gestor de conteúdo na Mentalidade Empreendedora.

O livro abriu mesmo minha mente para saber o que é preciso ser feito com os formatos de conteúdo que são lançados na web. Ele se tornou um companheiro inseparável, e sempre que preciso adequar alguma coisa do meu trabalho com o conteúdo, vou até ele.

Com certeza é um dos livros sobre conteúdo mais completos do mercado, e por isso decidi falar sobre ele aqui.

Como a Estratégia de Conteúdo Para a Web vai te ajudar

Estratégia de Conteúdo Para a Web é uma introdução perfeita à prática de marketing de conteúdo. Ele fornece uma visão ampla de como implantar táticas de conteúdo em sites, blogs e outros canais de forma eficiente. A leitura proporciona um aprendizado de alto nível sobre os papéis, benefícios, atividades e possibilidades associadas ao trabalho com conteúdo.

Adquiri o livro no fim de 2014 e “não desgrudo mais dele”. Se tornou uma espécie de livro de consulta. Ele realmente abre sua visão sobre como o trabalho de conteúdo é complexo e merece atenção por parte de donos de sites e profissionais de marketing. Os tópicos explorados no livro me inspiraram a produzir dois artigos aqui para o blog: “Estratégia de Conteúdo: o que você precisa saber” A disciplina de uma estratégia de conteúdo”.

A leitura promove conselhos eficazes para lidar com prazos, orçamentos e outros problemas relacionados ao conteúdo. Tudo é escrito de forma prática para quem deseja adotar uma estratégia de trabalho com processos claros e regulares. A ênfase não é dada ao conteúdo em si, mas a todo o processo de elaboração de uma estratégia, um passo a passo útil e aplicável

Melhor conteúdo web significa melhores negócios. Então por que o conteúdo é sempre a última prioridade em nossa lista de obrigações?

A autora descreve alguns problemas acometidos por gestores e diretores de conteúdo como: cópias para arrumar mais tarde, conteúdo desatualizado, em desacordo com a marca, fora de controle, entre outros aspectos desagradáveis e aparentemente incontroláveis de um trabalho de conteúdo para a web.

Ela aconselha a assumir o controle e “arrumar a casa”, tornando os processos mais proveitosos, a fim de tornar a entrega de conteúdo mais assertiva, com formatos úteis e relevantes para o usuário. Quando você consegue tornar isso real, consegue envolver, converter e reter mais consumidores. Além de conseguir superar prazos finais conflitantes, orçamentos diminutivos, agendas lotadas e demais problemas do conteúdo.

Alguns pontos explorados:

– Entender a estratégia de conteúdo (e seu valor comercial) explicada em uma linguagem clara;

– Aprender a auditorar e analisar o seu conteúdo;

– Tomar decisões mais inteligentes e praticáveis sobre que conteúdo criar e como;

– Descobrir como manter conteúdo consistente, preciso e sedutor com o passar do tempo;

– Obter conselhos sólidos e práticos sobre contratações para papéis e responsabilidades relacionadas ao conteúdo.

O que alguns profissionais americanos falam sobre o livro

“Os empreendimentos atuais precisam pensar como uma empresa de mídia quando se trata da web, e Kristina Halvorson fornece um guia passo a passo para desenvolver conteúdo sólido que englobe tudo. Você precisa comprar este livro agora!” – Maggie Fox, Founder e CEO Social Media Group.

“Finamente uma solução completa ao problema que atormenta todo website. Tanto um guia claro de como fazer, quanto uma chamada apaixonada para pegar em armas, este livro é persuasivo, fácil de acompanhar e, ocasionalmente, hilário. Se você desenvolve, é dono ou gerencia website, Halvorson está do seu lado e pertence a sua prateleira” – Jefrey Zeldman, autor, designing With Web Standards.

Sobre a autora

Kristina Halvorson é a CEO e Founder da Brain Traffic, agência digital de renome internacional especializada em estratégia de conteúdo. Já liderou projetos de conteúdo para centenas de websites em inúmeras indústrias. Amplamente reconhecida como uma das principais estrategistas de conteúdo mundiais.

Kristina fala regularmente para audiências ao redor do mundo, educando e motivando as pessoas sobre um melhor conteúdo web. Em 2009, ajudou a organizar o primeiro Content Strategy Consortium para facilitar o diálogo nacional sobre essa disciplina emergente. Mora em St. Paul, Minnesota, com seu marido e dois filhos.

Desfrute do conteúdo do livro e não se esqueça de indicar para os amigos!

Você pode conferir aqui se o livro é mesmo tudo isso o que eu estou dizendo! 

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Analista de marketing, copywriter de resposta direta e escritor best-seller. É autor do que é considerado o livro sobre copywriting mais completo em língua portuguesa. Carioca, casado com a Patricia, pai do Peter e do Benício. Nas horas vagas, é ouvinte de boa música, fazedor de churrasco, mergulhador em literatura clássica e entusiasta de motocicletas.

Este post tem 2 comentários

    1. Olá, Duilio! Garanto que vai gostar. Abração!

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu