Pesquisar
Close this search box.

A jornada do herói: conquistando pessoas com histórias

A melhor abordagem para difundir a missão de uma empresa é contar histórias. – Philip Kotler 

Muitas empresas já entenderam que uma história bem contada é uma forma excelente de conectar o público à uma marca.

E quem começa a pensar em aplicar a arte de contar histórias, o storytelling, para conquistar mais pessoas, precisa imediatamente aprender o que significa:

 Jornada do herói.

O conceito é essencial para criar narrativas que de fato engajam.

Neste artigo, vou explicar com detalhes como a jornada do herói funciona.

Meu desejo é que você fique plenamente consciente de como contar uma história magnífica através desse processo criativo que pode elevar os resultados do seu marketing!

Origem e significado da jornada do herói

Jornada do Herói

A jornada do herói, em termo erudito, “Monomito”, é uma concepção cíclica presente em narrativas mitológicas. Quem difundiu o conceito foi o antropólogo Joseph Campbell, exímio pesquisador da escrita, que possibilitou o entendimento da narratologia, a ciência da narrativa.

Seu livro, “The Hero With a Thousand Faces” (O Herói de Mil Faces), de 1949, é um divisor de águas na arte de contar histórias. Aliás, este livro está disponível na Amazon, em português. 

Anteriormente usada em romances e obras de aventura, a jornada do herói também se tornou essencial na hora de contar a história de uma marca.

Isso porque, assim como em outras formas de narrativa, a presença de um personagem é fundamental.

Quando posta em prática, esse modelo de narrativa faz o leitor se conectar mais facilmente à história, percebendo uma sintonia entre sua pessoa e o personagem central da trama.

Conceitualmente, o processo se divide em três partes:

#1. Chamada – A etapa que mostra o herói aspirando sua jornada.

#2. Iniciação – Parte do enredo formada por diversas aventuras vividas pelo herói ao longo do caminho.

#3. Retorno – O momento em que o herói volta para casa com experiência, conhecimento e os poderes que adquiriu durante a aventura.

Dentro desses três pilares, existe o que chamamos de os “12 estágios da jornada do herói”, etapas que formam o enredo em sua totalidade.

Importante destacar que nem sempre eles serão seguidos à risca, podendo ser adaptados de acordo com o tipo da história.

No entanto, é fundamental conhecê-los e aprender o que cada estágio representa na hora de criar uma narrativa que conquiste pessoas.

Os 12 Estágios da Jornada do Herói

jornada do herói

  1. Mundo Comum – O primeiro estágio forma o ambiente normal, onde o herói vive junto a outras pessoas ,antes de iniciar sua grande aventura.
  2. A Chamada – Aqui um desafio surge e acaba influenciando o herói a sair de sua zona de conforto para cumprir um problema.
  3. Recusa ou Reticência – O personagem tende a recusar ou demorar a aceitar a chamada, resistindo a ‘entrar na dança’. Quase sempre é porque tem medo sente-se inseguro ou incapaz.
  4. Mentoria – No quarto estágio ele se encontra com um mentor, sábio, oráculo; recebe uma ajuda divina ou sobrenatural que o motiva a aceitar a chamada, concedendo-lhe o conhecimento e a sabedoria para encarar a aventura.
  5. Cruzamento do Primeiro Portal – Onde o herói imerge do mundo comum e ultrapassa um portal que leva a um mundo especial, mágico, uma outra dimensão.
  6. Provações, aliados e inimigos – No sexto estágio, o personagem passa por testes, enfrenta problemas, incógnitas surgem. Nesta etapa ele também encontra aliados e enfrenta inimigos e acaba aprendendo as regras do novo mundo.
  7. Aproximação – O herói vence as provações.
  8. Provação difícil ou traumática – A maior dificuldade da aventura aparece, como um caso de vida ou morte. Esta é a parte mais dolorida do enredo.
  9. Recompensa – O personagem escapa do fim trágico, supera o medo e adquire a fórmula mágica, a recompensa por ter aceitado o desafio.
  10. O Retorno – Retorna para o mundo comum, volta ao ponto de partida.
  11. Ressurreição – Outro momento decisivo na vida do personagem, mais um teste ao qual ele enfrenta o perigo, a morte e deve usar com veemência tudo que foi aprendido, inclusive a fórmula mágica.
  12. Regresso com a fórmula – Volta para casa com a fórmula a fim de ajudar a todos de seu mundo comum.

Separei dois vídeos fantásticos sobre a Jornada do Herói que vão te ajudar a compreender seu poder. O segundo é sensacional. Confira!

YouTube video

YouTube video

Mãos à obra

Indivíduos desejam ler, ver e ouvir histórias.

Essa é uma herança social antiga.

No mundo moderno, empresas devem aprender a usar isto para fazer suas marcas chegarem aos ouvidos, mente e coração das pessoas.

Se sua história for mesmo boa, será responsável por determinar o futuro do seu negócio. Por isso…

Use a jornada do herói como receita para garantir resultados consideráveis na hora de gerar autoridade, posicionar sua empresa e conquistar pessoas.

O conceito pode ser usado em tudo, desde o seu marketing de conteúdo até à criação do copywriting na sua estratégia de vendas do produto.

ebook-9 licoes

PS.: Esse e outros conceitos são destrinchados em conteúdos exclusivos enviados à minha lista VIP. Se você gostaria de fazer parte, deixe seu melhor e-mail aqui!

PPS.: O livro de Joseph Campbell, O Herói de Mil Faces, é um clássico que não pode faltar na sua biblioteca de negócios. Aqui está o link para você conhecê-lo. Escolha o de capa azul! 

Quem gostou deste artigo também leu:

Paulo Maccedo – Todos os direitos reservados 2023