Qual é a diferença entre marketing de conteúdo e copywriting?

copywriting

Marketing de conteúdo significa criar e compartilhar conteúdo gratuito valioso para atrair e converter visitantes em clientes e clientes em compradores fieis.

Copywriting faz com que um leitor realize uma ação específica, às vezes, a compra, mas também outras ações como cadastros, compartilhamentos, etc.

Numa abordagem técnica e operacional, marketing de conteúdo tem a ver com blogs, artigos e posts em redes sociais.

Copywriting tem a ver com criação de cartas de vendas, páginas de vendas, anúncios e e-mails persuasivos.

Duas coisas diferentes, não é mesmo?

Então, mas existe uma ponte…

Conteúdo sem copywriting é um desperdício.

Existem alguns blogs por aí com conteúdo realmente bom — mas com apenas alguns leitores e pouquíssimas conversões.

E cartas de vendas e vídeos de vendas com uma abordagem totalmente publicitárias, mas como pouca ou nenhuma abordagem educacional.

Vamos pegar o gancho e falar mais sobre marketing de conteúdo…

Se você está escrevendo ótimos artigos que as pessoas adorariam ler, mas você não está garantindo os resultados comerciais que deseja, o problema pode estar na falta de copywriting.

Porque não pode faltar copywriting em seu marketing de conteúdo.

Seus conteúdos podem ser muito maçantesE quando sua mensagem é entediante, não dá às pessoas qualquer razão para acompanhar você. 

Seus textos precisam ser engajadores — ou o relacionamento com o consumidor ficará prejudicado.

Seus conteúdos são muito fofos e inteligentes. Mas apenas isso? Se este for o caso, você está simplesmente mostrando como você é inteligente sem comunicar quaisquer benefícios ao leitor. 

Isso é um erro grave de marketing e se não houver um esforço por uma abordagem mais direta e persuasiva, você corre o risco de falhar com a venda de produtos ou serviços.

Você não pensou explicitamente em como seu conteúdo beneficia os leitores. Assim como um produto precisa ter um benefício para o comprador, seu conteúdo precisa beneficiar seus leitores ou eles não retornarão ao seu site .

Seu conteúdo não foi preparado para fazer o leitor agir. Você pode sempre chamar a atenção, falar algo legal, mas ficar por isso mesmo. Se o conteúdo não for feito para gerar uma ação por parte do público, você está falhando.

Você não aproveitou nenhuma prova social. É complicado mostrar aos leitores que seu blog é um lugar legal, principalmente se não há pessoas comprovando isso. O bom uso de prova social faz toda diferença.

Lembre-se, copywriting é a arte de convencer seu leitor a tomar uma ação específica. E sim, o copywriting pode ser aplicado num simples post, vídeo ou podcast. 

O uso criterioso de técnicas de copywriting em seu blog fará com que os leitores se inscrevam em seu conteúdo, aceitem sua lista de e-mails e compartilhem seus ótimos artigos com outros leitores. É assim que você constrói um público maior e fiel.

Então o uso as técnicas de copywriting impulsionará automaticamente os resultados do meu negócio?

A resposta é não.

Deve ter um equilíbrio aí…

Se você faz uma “embalagem fantástica” para uma porcaria de marketing, tudo que você faz é divulgar eficientemente a má qualidade do que oferece. 

Os profissionais de marketing inteligentes ainda precisam manter em mente esses princípios de excelente marketing de conteúdo, mesmo que estejam escrevendo de forma mais persuasiva.

Portanto, produza conteúdo de qualidade. Apenas os publicitários gostam de publicidade. Se o seu conteúdo se parece com um anúncio, ele será ignorado ou descartado. Torne sua “propaganda” muito valiosa para ser descartada, envolvendo-a em conteúdo maravilhosamente benéfico e legível.

O conteúdo realmente bom é insuperável na construção de relacionamento, entregando uma mensagem de vendas sem sentir-se “vendedor” e fazendo com que clientes em potencial fiquem por perto.

É por isso que muitos dos melhores copywriters apostam numa abordagem conteudista e informativa. Eles combinam copywriting estratégico com ótimo conteúdo para obter o melhor dos dois mundos. Que é exatamente o que eu tenho aplicado no meu trabalho e ensinado aos meus leitores e alunos.

Agora um convite…

Faça parte de minha lista Vip deixando seu e-mail clicando aqui!

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu