O que são buyer personas e por que são importantes?

O que são buyer personas e por que são importantes?

Se você é empreendedor digital ou profissional de marketing, já deve ter ouvido falar sobre persona ou buyer persona. Mas você sabe o que são e o que significam para um negócio? Se não sabe ainda, fique tranquilo. Nas próximas você vai entender mais do assunto e ter a chance de alavancar sua estratégia de marketing!

Personas podem ser entendidos como personagens criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um mercado ou nicho. O marketing define personas como uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. O termo é muito usado na publicidade, principalmente no ambiente digital.

Criar uma buyer persona, em suma, é elaborar uma representação fictícia do seu cliente com base em pesquisas de mercado e em dados reais dos seus clientes atuais. Essas pesquisas geralmente incluem dados demográficos, padrões de comportamento, motivações e objetivos dos clientes. Quanto mais detalhada for a pesquisa, melhor será a representação e mais eficiente será todo o restante.

Ao documentar uma persona, você consegue guiar as decisões sobre um serviço ou produto, e, em se tratando de negócios digitais, tem mais precisão para criar melhores conteúdos e guiar o cliente pela jornada do comprador (o funil de vendas).

Quando você sabe o que está fazendo e para quem está fazendo o seu marketing, mais os resultados se tornam tangíveis, por isso a importância de definir buyer personas para a sua empresa. Pense na persona como um Norte para tudo o que você fizer dentro da sua estratégia de marketing digital, pois é ela quem vai interagir com o conteúdo que você criar.

Grave isso: Somente com a definição das personas é que suas campanhas de marketing serão mais eficientes e assim você poderá alavancar os resultados e comprovar o retorno (ROI). Então o que você está esperando para começar a definir suas buyer personas?

Confira este guia sobre criação de buyer personas e saiba mais sobre o assunto!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.

Deixe uma resposta

Fechar Menu