[RockinCopy] Podcast Sobre Copywriting І Episódio #1-Piloto

[RockinCopy] Podcast Sobre Copywriting І Episódio #1-Piloto

Alô, ei, testando… 1,2,3 e gravando…no ar!
 
Este é o Episódio #1 do meu Podcast sobre copywriting.

Citação do episódio:

No mundo moderno dos negócios, é inútil ser um pensador criativo e original, a menos que você também possa vender o que você cria.

Por que criar um podcast?

Porque o podcast um conteúdo em áudio, disponibilizado através de um arquivo ou streaming, que tem a grande vantagem de ser ouvido sob demanda, quando o ouvinte desejar. Ele pode ser ouvido em diversos dispositivos, como computador, tablet, smartphone, entre outros.

Essa facilidade de acesso permite o aprendizado dinâmico sobre qualquer assunto. E esse foi um dos motivos que me levou a criar meu próprio programa de rádio sobre marketing e copywriting e disponibilizá-lo em diversos canais, todos acessíveis a você, caro ouvinte.

Por que RockinCopy?

Primeiro porque, na minha opinião, é um nome que soa bem. Rock sugere uma série de coisas, como rocha ou pedra, no sentido literal. E também lembra vigor, poder, atitude. E, como é de se imaginar, também é o meu estilo de música preferido.

Já o termo copy é abreviação de copywriting, o método de escrita persuasiva mais cobiçado do mercado. Que é o método o qual eu me dedico atualmente para compor comunicações poderosas para meu próprio negócio e para empresas de outras pessoas.

Então surge um trocadilho com rock and roll. O RockinCopy.

O objetivo deste podcast

O objetivo do RockinCopy é trazer conteúdo de qualidade sobre copywriting, marketing e negócios. Aqui traremos informações úteis e relevantes sobre esses temas e promoveremos o conhecimento necessário e ajudar você a se destacar no mundo dos negócios.

Imagine saber exatamente como ter um posicionamento único, criar ofertas irresistíveis e dominar a persuasão para vender produtos, serviços ou ideias. É exatamente isso que vamos entregar aqui.

Para quem é

Para profissionais de marketing, profissionais de escrita, empreendedores e qualquer pessoa que deseje saber mais sobre o interessante mundo do marketing. Então, se você tem ou pretende criar um negócio, e saber como se comunicar melhor com seu público e fazer mais vendas, este podcast é para você.

Quantos episódios serão gravados

Minha intenção é gravar 12 episódios iniciais, contado com esse piloto, completando uma temporada. No fim da temporada, pretendo avaliar a aceitação do público, os resultados com o formato de conteúdo e a disponibilidade para tocar o projeto. Se eu perceber que faz sentido continuar, começarei outra temporada.

Pauta do episódio

podcast sobre copywriting

O que é copywriting

Copywriting é um termo em inglês sem uma tradução específica para português, mas como destaco neste artigo, tem a ver com fazer o uso das palavras corretas para se comunicar com um público-alvo, no intuito de conduzi-lo a uma tomada de decisão.

Mais precisamente, o copywriting é um método de escrita que aplica os princípios de persuasão. O copywriter (profissional que atua com copywriting) utiliza técnicas específicas, com palavras certeiras, para construir uma argumentação que despertará no leitor a vontade de tomar uma decisão.

Essa decisão pode ser a de concordar com uma ideia, entrar em contato com uma empresa, solicitar um orçamento, assinar um newsletter, ou até mesmo efetivar uma compra.

Origem do copywriting

Há indícios de que o copywriting exista há, pelo menos, 150 anos, nos Estados Unidos. Considerado como o precursor do copywriting, Claude Hopkins já definia tratados fundamentais sobre escrita persuasiva no início do século XX. Inclusive, Hopkins escreveu seu livro “A Ciência da Propaganda” já em 1923.

Ao longo das décadas, as dinâmicas de consumo foram mudando. E com isso, o copywriting teve que acompanhar essas mudanças.

Sobre escrever bem

Todo mundo aprende — ou pelo menos deveria aprender — a escrever. Mas poucos aprendem a escrever bem. E menos ainda aprendem a escrever a ponto de influenciar pessoas e fazer negócios com isso.

Nos últimos 4 anos, eu treinei pessoalmente centenas de redatores com meus blogs, cursos e livros. Sempre destaquei para eles: “Vocês têm o poder em mãos se conseguem escrever bem, porque assim conseguem levar pessoas à ação”. (Daí vem a ideia de escrita poderosa presente nas minhas obras).

Infelizmente, poucos redatores se destacam no mercado hoje. A maioria ainda não entendeu que não basta ser bom e ganhar algum dinheiro, tem que ser um excelente comunicador e pensar grande. E isso não se consegue apenas lendo posts em redes sociais, mas buscando um conhecimento mais profundo. Tem que dominar pela raiz.

Recomendação de leitura

“Confissões de um Publicitário”, obra baseada nos anos que David Ogilvy viveu na Madison Avenue como um desconhecido, na déada de 1960. Naqueles tempos ele já dirigia uma das melhores agências de propaganda do EUA e era um dos publicitários mais criativos das Américas.

Em “Confissões de um Publicitário”, ele relata como conseguiu tudo isso, e que conhecimentos e experiências obteve a partir do relacionamento com os clientes. Ogilvy aborda diferentes assuntos sobre a psicologia do consumidor, revelando pensamentos que o levaram ao status de “estrela da comunicação”. Muito do que encontrei no livro eu tento aplicar em meu trabalho com o marketing.

Playlist do Episódio:

Disco do dia:

Fly By Night, Rush, 1975 (som da minha vitrola).

Canções: 

Anthem, Rush, 1975.

Crossroads, Eric Clapton, 1988.

Lie To Me, Jonny Lang, 1997.

In The End, Rush, 1975.

Acompanhe o podcast assinando este blog!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.

Este post tem um comentário

  1. Adorei o seu podcast!!! Muito bom, parabéns!! 🙂 Quando será publicado um novo?? Estou na expectativa!! Obrigada pelo compartilhamento!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu