‘Soft sell’, em tradução, “venda suave” (ou venda branda) é um discurso, peça ou campanha que usa uma mensagem de vendas mais ‘sutil, casual ou amigável’.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa abordagem é oposta à “venda agressiva” (hard sell), em essência, mais agressiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao longo dos anos, alguns teóricos examinaram o valor da repetição para mensagens de “venda suave” versus “venda agressiva” a fim de determinar a eficácia relativa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Frank Kardes e outros concluíram que uma venda suave, com uma conclusão implícita pode ser mais convincente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A venda suave também tem menos probabilidade de ser irritante para os consumidores.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse tipo de venda é muito praticada na Publicidade, mas também pode ser vista com frequência em ações de Marketing de Conteúdo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Defendo que a venda suave pode ser uma chave para construção de relacionamento com o consumidor e aumento dos resultados de conversão a médio e longo prazo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A venda agressiva geralmente é mais associada ao Copywriting de resposta direta, mas é totalmente possível o uso da venda suave em estratégias específicas de Copy.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Principalmente quando se trata de vender produtos de alto ticket (high ticket) ou quando necessitamos educar o cliente para aumentar seu nível de consciência.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ainda temos o fato de que a venda suave é eficaz para aumentar o “crédito” com o consumidor. Ou seja, se você se comunica com ele através de mensagens mais sutis, casuais e amigáveis durante um tempo, ele tende a não se ofender quando você faz uma chamada de venda agressiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por isso que quando me perguntam se prefiro “venda suave” ou “venda agressiva”, rapidamente eu respondo: as duas.