Pesquisar
Close this search box.

7 livros de marketing incríveis que você precisa ler

livros de marketing

A formação acadêmica, os cursos, os treinamentos, os workshops, os congressos, e claro, a experiência prática, são fatores que te ajudarão no desenvolvimento como profissional de marketing. No entanto, se você não se dedicar à leitura das publicações mais relevantes sobre o tema, vai ficar difícil chegar ao objetivo de ser um especialista.

Este post contém uma lista com alguns dos melhores livros de marketing para você entender mais sobre o assunto de uma forma relevante e perspicaz. Todos eu li, e por isso recomendo. Acompanhe a leitura e permita que os mestres do tema formem sua mentalidade!

#1. Administração de Marketing (Kotler)

livros de marketingEncabeçando a lista, destaco esse, que é um dos tesouros da literatura de negócios. Um livro perfeito para quem quer conhecer os principais conceitos da área, aprender sobre oportunidades, desenvolvimento e administração de negócios e outros assuntos relacionados ao tema.

Além de passar pelas principais definições sobre o que é marketing, você vai perceber que o mestre Philip Kotler já antecipa as tendências e regras básicas para as empresas se mantiverem ativas no mercado no futuro. E, detalhe, a primeira versão foi escrita há 45 anos atrás.

Conheça esta obra-prima!

#2. Marketing 3.0 (Kotler)livros de marketing

Em Marketing 3.0, Kotler explica a atual necessidade das empresas em criar produtos e serviços que inspirem seus consumidores, já que hoje estes clientes modernos são capazes de comparar benefícios reais, não só levando em consideração o preço e a marca.

Há também uma abordagem sobre a revolução do marketing com o passar dos anos. Este é um dos livros de marketing divisor de águas na literatura de negócios. Eu mesmo o utilizo como guia de consulta. Com certeza é uma leitura que vai te ajudar a entender como o marketing funciona hoje e como ele vai funcionar amanhã.

Conheça o livro!

#3. A Vaca Roxa (Seth Godin)

livros de marketingJá falei sobre a genialidade de Seth Godin aqui no blog em outras ocasiões. Para mim ele é o maior pensador contemporâneo do marketing, promovendo um estilo único de abordar o marketing na era digital.

Em a Vaca Roxa, ele explica por que a propaganda, por si só, já não é o suficiente para atrair e engajar clientes. Explica que ser bom não é mais o bastante, o público consumidor deseja nada menos que o melhor e mais notável produto ou serviço. Um verdadeiro manifesto para os negócios.

#4. Tribos (Seth Godin)

 livros de marketing
Em Tribos, o autor levanta a questão da importância da liderança para o marketing.
Também explica que há tribos específicas para as pessoas, e nestes grupos, há conexões entre objetivos e causas em comum.

O erro também é ilustrado como uma ferramenta extremamente eficaz para o sucesso, sendo necessário aprender com ele para inovar e crescer. Sem dúvidas, uma leitura indispensável para quem deseja aprender a conduzir uma boa estratégia de marketing .

#5. A Lógica de consumo (Martin Lindstrom)

livros de marketingConhecido por ser especialista em descobrir o que os consumidores desejam, Martin Lindstrom publicou este livro para explicar por que certos produtos vendem e outros não, e também para mostrar como funciona o cérebro do consumidor.

Em resumo,  A Lógica do Consumo vai te ensinar como atrair a atenção de seu público para torná-lo seu cliente e, por fim, o fidelizar. O autor apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos como o impacto do sexo na mente do consumidor. Um dos livros de marketing que não pode faltar em sua lista!

#6. A Estratégia do Oceano Azul (W. Chan Kim e Renée Mauborgne)livros de marketing

Presente nas prateleiras de empreendedores e profissionais de marketing do mundo todo, este livro destrincha a estratégia
ideal para criar novos espaços (o oceano azul) e a separação da concorrência (oceano vermelho).

Os autores estudaram ganhadores e perdedores em 30 industrias constatando que os ganhadores tinham uma estratégia distinta na qual a concorrência era tida como um detalhe comum, focando assim, principalmente, no resultando do negócio e no seu desenvolvimento. Conheça o livro aqui!

#7. As 22 Leis Consagradas do Marketing (Al Ries e Jack Trout)


livros de marketingPara fechar com chave de outro, indico uma obra inigualável. Neste trabalho, Al Ries e Jack Trout falam sobre as leis de marketing e como elas governam o mercado. Alguns dos principais assuntos presentes são: liderança, percepção, fracasso e êxito.

Ao passear pelas páginas deste livro, você vai descobrir como as leis do marketing funcionam, e principalmente, como elas poderão te ajudar a destacar seu negócio. Se você quer fazer sua marca se destacar no mercado, precisa incluir As 22 Leis Consagradas do Marketing em sua biblioteca.

Fechando…

Muito bem, agora que você já sabe quais livros de marketing precisa ler para se tornar um especialista no assunto. Essas são algumas das obras que norteiam minha mentalidade para os negócios, e com certeza farão muita diferença em sua vida como empreendedor ou profissional de marketing.

PS.: Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos semanais sobre o marketing na era digital. Cadastre-se aqui!

PPS.: Leia também 7 livros de marketing de conteúdo para ler e se tornar um expert no assunto.

Colaboração: Giovana Palacios

Quem gostou deste artigo também leu:

Paulo Maccedo – Todos os direitos reservados 2023