Marketing de conteúdo não é um amontoado de palavras num site WordPress

afiliado profissional-min

Você trabalha como afiliado profissional e não está satisfeito com o seu desempenho? Sente que está longe de conseguir os resultados que deseja? Aqui pode estar a resposta!

Eu poderia citar vários erros que boa parte dos afiliados comete, como pensar somente nas vendas, não testar ferramentas e estratégias, não encarar o ofício como um negócio, entre outros. Mas decidi falar de um só, pelo simples motivo de ser de um assunto que entendo bem:

Marketing de conteúdo.

Conheço vários caras, não apenas um ou dois, que estão dispostos a investir rios de dinheiro em compra de tráfego, pagam ferramentas boas para criar suas landing pages, participam de congressos, compram cursos relativamente caros, mas não querem investir em conteúdo.

Você é um deles? Então é hora de parar para refletir nas suas atitudes e o quanto elas vão trazer retorno para você!

Menos que um Hambúrguer do McDonald’s?

É moda entre os afiliados ir até plataformas como Workana em busca de redatores que aceitem cobrar de 5 a 7 reais por artigo. Cacete, cara, você não paga isso nem num Big Mac ou num Milk Shake quando vai ao shopping! Por que acha que deveria pagar num dos maiores ativos do seu negócio?

afiliado profissional
Deu até fome agora!

Há afiliados que pagam R$ 19,90 por mês na assinatura de um spinner para criar textos robóticos (até acho válido o trabalho do spinner, mas não do jeito como tem sido feito − talvez este seja um assunto para outro artigo).

Pare para pensar…

Sem o investimento em bom conteúdo, os grandes empreendedores digitais, blogueiros e profissionais de marketing não construiriam suas carreiras e com certeza não chegariam nos lugares onde estão. É fato!

Pense em sujeitos bem posicionados no mercado nacional. Veja como os blogs desses caras têm conteúdo de qualidade e não apenas uma sequência de posts que parecem escritos pelo Seu Creysson.

afiliado profissional
Esse brógium eu agarantium

Quantos blogs de afiliados você conhece que não são atualizados com frequência? Quantos blogs de afiliados você conhece que não se diferenciam da maioria? Que fazem conteúdos parecidos aos dos principais sites do mercado?

Blog com conteúdo mal escrito é desleixo, é amadorismo. E isso definitivamente não combina com autoridade. Quanto mais conteúdo ruim você publicar, menos autoridade você vai ter e menos você vai vender. Simples assim.

Me deparei com um dado interessante enquanto pesquisava assuntos para este artigo:

93% dos afiliados profissionais criam conteúdo.

Legal, mas surge a pergunta: o que significa conteúdo? Uma série de artigos produzidos de qualquer jeito? Um amontoado de palavras usadas para ranquear no Google? Responda para você mesmo.

Você pode ser aquele tipo de afiliado profissional árbitro que só quer fazer as vendas e receber suas comissões em dia, independente se o responsável pelas vendas foi um artigo de 4 mil palavras cheio de termos de busca, sem o mínimo de cuidado linguístico.

Você pode ser aquele tipo de afiliado profissional que prefere investir pesado em compra de tráfego direto para a página de vendas para que a conversão aconteça. Você só quer criar seu mini site de vendas e ver as comissões caírem no Hotmart…

É uma escolha sua, mas até onde isso vai ser lucrativo para você? Até quando isso vai garantir que seu negócio se sustente? Até quando vale não ter conteúdos profissionais em seu blog? Lembre-se: produto lucrativo é muito diferente de negócio lucrativo.

afiliado profissional

Costumo dizer que “quando a modinha passa, os originais permanecem”. Sem um conteúdo original e impactante, você acabará sendo esquecido. Diferente de quem faz um trabalho original e não apenas enche a internet de bits e links de afiliados.

Vamos olhar lá para fora? Pense agora em mestres dos afiliados gringos, como John Lee Dumas e Ramit Sethi. Veja como esses caras investem pesado em conteúdo, e de forma profissional, garantem seus lugares ao sol. Eles não “lideram o mercado” à toa.

O Patt Flyn, do blog Smart Passive Income, por exemplo, há quase uma década fatura entre 50 e 100 mil dólares por mês como afiliado usando blogs. Isso representa mais de 5 milhões de lucro somente com conteúdo.

E o que dizer do Darren Rowse, o blogueiro número 1 dos Estados Unidos, criador do Problogger? Ele é acompanhado por mais de 1 milhão de pessoas no mundo todo e fatura mais de 100 mil reais por mês.

Garanto a você que eles não estão comprando conteúdo a $2 e nem fazendo texto em spinners. Esse é o segredo (que não é segredo) dessas figuras:

“Criação de conteúdo, não apenas de qualidade, mas de extrema qualidade”.

Afiliado profissional, é necessário que você entenda que o conteúdo de qualidade muda a visão do seu cliente, seu posicionamento, a forma como o mercado te enxerga e isso é, com certeza, um dos ativos mais importantes do seu negócio.

Um dos mais conhecidos cursos de afiliados do Brasil, o Demolição Digital, fala sobre isso. O autor, Anderson Chipak ensina técnicas excelentes para gerar resultados com blog através da afiliação, ao mesmo tempo em que mostra que para ter resultados é preciso pensar em qualidade. Segundo ele, só produzindo algo de valor é que se consegue a autoridade necessária.

Veja um trecho da aula 1 do curso:

afiliado profissional

Estou trabalhando para te conscientizar aqui.

Sinceramente não consigo olhar para o afiliado profissional que insiste em criar conteúdo ruim e ver o sujeito como especialista. Se não há qualidade, não há reconhecimento, e mesmo que esteja vendendo bem, no “piloto automático”, há um erro gravíssimo de marketing sendo cometido.

Bem, para não ficar apenas com cara de opinião, decidi destrinchar alguns casos de sucesso. Escolhi 2 blogs americanos, 2 brasileiros e 1 europeu que, de alguma forma, se conectam com o marketing de afiliados. Você vai ver exatamente o que eles fazem e porque isso influencia diretamente nos resultados.

1 – Patt Flynn com o Smart Incomeafiliado profissional

Pat Flynn é um empreendedor e blogueiro americano conhecido mundialmente pelo blog Smart Passive Income, onde conduz experimentos de renda e compartilha os resultados de vendas online.

Flynn começou a empreender na internet depois de ter sido demitido de seu trabalho de arquitetura em 2008. Quando eu lembro de marketing de afiliados, ele é uma das figuras que imediatamente me vem à cabeça.

O que chama atenção na linha editorial de seu blog, é que ele consegue entregar exatamente o que os caras que querem ganhar dinheiro como afiliado gostam: números. Ele destrincha o que tem funcionado ou não para ele, e o que é mais impressionante, revela exatamente quanto faturou no último mês.

Pode até não ser o tipo de blog que você gosta de acessar ou o tipo de conteúdo que você curte consumir, mas uma coisa é certa: é o conteúdo perfeito para conectar os amantes de internet marketing.

Os artigos agregam altíssimo valor, com base na realidade do próprio negócio de Patt. E quando ele não fala de seus resultados, fala de estudos de casos, histórias de sucesso e atualizações de progresso de leitores, ouvintes ou de marcas que se destacaram no mercado, como é o caso do artigo:

3 Online Business Case Studies Inspired by the SPI Community

O inglês é simples, bem escrito e direto ao ponto. Gera valor imediato, inspira, comove e faz você querer faturar alto como ele.

Conteúdo é um verdadeiro imã para audiência 

Marketing de conteúdo é a melhor forma de atingir o seu público-alvo oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade que levem o leitor a se tornar consumidor. Não existe outra forma tão efetiva de fazer vendas.

No livro Regras de Conteúdo, os autores citam que o bom conteúdo sempre tem um objetivo; ele é criado com a intenção de gerar uma ação. Portanto, ele deve conter um gatilho para a ação. O que você quer que o público aprenda? O que quer que ele faça?

Patt Flynn tem as respostas para estas perguntas. Parece que ele enxerga que qualquer conteúdo desenvolvido serve como papel importante na construção e na continuidade do relacionamento online. Ele cria o conteúdo que a comunidade deseja e consegue levar a comunidade a fazer o que ele espera.

2 – Darren Rowse com o Problogger

afiliado profissional

Bem-vindo ao Problogger, o site para aqueles que querem iniciar um blog, criar um grande conteúdo e crescer seus blogs para, em seguida, se tornar um profissional para ganhar dinheiro blogando.

Este é o texto (traduzido) que encabeça a página de apresentação do Problogger. Já fica claro qual é a ideia ali. Se você navegar por alguns minutos no blog, percebe que a linha editorial segue exatamente por este caminho.

Darren Rowse se destaca também como co-fundador da b5media, a rede de blogs que fundou em setembro de 2005 com os colegas blogueiros Jeremy Wright, Shai Coggins e Duncan Riley. Um ano depois, a rede tinha mais de 300 blogs e uma das maiores redes de mídia do mundo com um milhão de páginas visitadas por dia.

No ano seguinte, Rowse foi nomeado na Forbes Web Celebre-te List.

O artigo que me chamou a atenção no Problogger foi:

Want Better Results? Treat Your Blog Like an Actual Business

No artigo, o autor (que não é Darren) destaca que se você quiser que seu blog seja bem-sucedido, você tem que parar de tratá-lo como um hobby. Em outras palavras, você precisa tratar o seu blog como um negócio real, se você deseja obter resultados reais.

Olha o que um trecho diz:

No início deste ano, eu dei um passo para trás e olhei para o que eu estava fazendo com meu blog e como eu poderia fazê-lo funcionar melhor para mim. Comecei a escrever posts com mais valor e encontrei meu público-alvo. Eu também comecei a ouvir o que o meu público queria analisando quais posts obtiveram mais tráfego e interação e ouvindo o que as pessoas diziam nos comentários sobre cada post . – O trecho foi dito pela blogueira Rachel Green. 

Marketing de conteúdo é prioridade nos negócios de sucesso

É preciso tratar o marketing de conteúdo como prioridade se você está focado em crescer o seu blog e construir uma marca. A escrita é a base para um blog ser lido e reconhecido, mas é o marketing que garante que as pessoas leiam o que você está publicando e comprem o que você vende.

Os blogs bem-sucedidos precisam de coisas como SEO, marketing de conteúdo, publicidade e marketing de busca, a fim de criar um negócio sustentável.

Se você quiser ver seu negócio de afiliado finalmente decolar, então é hora de priorizar o que importa. Comece a tratar o seu ofício mais como um negócio e menos como um blog. Você terá mais êxito.

3 – Mentalidade Empreendedoraafiliado profissional

Irei falar agora sobre um portal de conteúdo que talvez você conheça bem: o Mentalidade Empreendedora. Eu sigo o trabalho deste blog desde o começo de 2013, o ano em que o projeto foi iniciado.

Desde o começo, Pedro Quintanilha, que era o único responsável pelo conteúdo, não apenas preenchia o editorial do blog com “postzinhos mais ou menos”. Tinha uma entrega de valor incrível, e, inclusive, foi isso que fez eu querer acompanhá-los.

Eles nunca ligaram de “entregar o ouro”. Se você cavar fundo no blog, terá uma espécie de “curso intensivo a céu aberto” sobre empreendedorismo e marketing digital. Vou citar o caso de um artigo que eles publicaram há um tempo chamado:

Segredo Revelado: como criar um império milionário com produtos digitais.

Inicialmente parece apenas uma daquelas headlines sensacionalistas dos blogs de internet marketing, mas ao clicar no artigo, você se depara com uma verdadeira chuva de informações. Eles destrincham toda a essência dos negócios digitais de sucesso, dando o caminho para ganhar dinheiro com a criação de produtos digitais.

O conteúdo é bem estruturado, bem escrito, com dados e informações que provam que foi produzido com base em pesquisas aprofundadas. Veja o depoimento de uma leitora:

afiliado profissional

Esse texto é apenas uma amostra do que levou Pedro e o seu sócio, Marcos Eduardo, aos resultados como Top Afiliados nos principais produtos do mercado durante anos consecutivos. Além do mais, foi isso que preparou o terreno para que eles se tornassem infoprodutores de sucesso.

Conteúdo te permite mostrar ao mundo que é especialista em seu mercado

“Ei, mundo, eu tenho autoridade!”

Investir em conteúdo profissional é fazer com que o marketing de afiliados dê mais do que certo. Enquanto você ignorar isso, não alcançará os resultados esperados, nem destacará sua marca dos outros.

No caso do Mentalidade Empreendera, a autoridade deles baseada em resultados é automaticamente reconhecida. Não é o tipo de blog comum que a pessoa entra, lê meia dúzia de palavras e sai sem ser impactado. É uma verdadeira fonte de aprendizado.

É preciso derrubar a barreira de que investir em bom conteúdo é “gastar dinheiro”. Reproduzir informações de outros blogs e ser uma espécie de “macaco de imitação” não traz imagem positiva para o seu negócio. E nunca vai trazer.

E isso não é achismo. Uma pesquisa da DemandMetric mostra que 78% dos CMOs (diretores de Marketing) afirmam que o conteúdo personalizado é o futuro do marketing. Conteúdo profissional e personalizado, brother, isso é poderoso!

4 – Ramon Tessmann

afiliado profissional

O blog oficial do Ramon é outra fonte de conhecimento para quem se interessa por empreendedorismo e marketing digital. Ele segue uma linha interessante alternando artigos curtos com links estratégicos para recompensas digitais e artigos longos e profundos sobre táticas e estratégias.

Vou citar um artigo que chamou minha atenção:

Foque na qualidade, agregue valor e cobre caro!

Nele, Ramon explica como se diferenciar no mercado vendendo qualidade e não apenas preço. Algo que muitos empresários têm dificuldade de entender e praticar. É um post rápido, que pode ser lido em minutos, mas que dá a resposta para uma dor.

Com o valor entregue no conteúdo, Ramon abre muitas portas para que as pessoas conheçam melhor os cursos que ele promove como afiliado no site Eleve Seu Negócio, que pode ser acessado no menu do blog oficial.

Observação: Se você quer entender como criar conteúdo excelente em torno de um produto, acesse o site Aprenda Piano e veja o que Ramon faz nele. 

afiliado profissional

Conteúdo profissional permite educar o mercado sobre o seu produto ou serviço (e não só isso)

Marketing é conversa, é empatia, é relacionamento. Quando seu cliente se deparar com um artigo o qual ele se identifica, com certeza, entenderá melhor sobre o que sua empresa trata.

Philip Kotler em Marketing 3.0 fala de como o marketing deve ser centrado no ser humano. Ele nos leva a entender que o consumidor busca uma relação que lhe toque o coração, a mente e o espírito. Isso está além da venda.

As pessoas “não gostam” que alguém venda para elas, e nesse caso, o marketing de conteúdo é melhor forma de conquistá-las e transformá-las em consumidoras. Com conteúdo, as empresas podem desenvolver diálogos, atraindo e engajando quem realmente tem interesse no que elas fazem.

Sem contar que as taxas de conversão são 6x maiores para os afiliados profissionais que utilizam o marketing de conteúdo, segundo pesquisa da Abeerden. Não, não dá para ignorar isso!

5 – Paulo Faustino

afiliado profissional

Paulo Faustino é um português conhecido por ser o fundador da Escola Dinheiro e da rede blogs educacionais Escolas+, blogs que em conjunto foram lidos por mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

Também é co-fundador da agência Get Digital, co-fundador do evento de Afiliados Brasil, co-fundador do evento Think Conference. É impossível pensar em marketing de afiliados sem lembrar de Faustino.

Quando ingressei no mercado de marketing digital, li muitos artigos da Escola Dinheiro e lembro de ficar encantando como eles geravam valor através das informações aplicadas em seus artigos. Sem dúvidas, o conteúdo de qualidade é um dos elementos essenciais do sucesso de Faustino.

Analisei o artigo do blog pessoal dele, chamado:

Programas de afiliados – como ganhar dinheiro com eles?

No artigo ele dá uma verdadeira aula sobre o marketing de afiliados. E olha que irado: ele reserva um tópico para falar a da importância do conteúdo para uma estratégia de afiliação. Confira um trecho:

Programas de afiliados são uma excelente forma de converter tráfego em dinheiro através de um bom conteúdo. Embora nos dias de hoje, seja mais difícil posicionar corretamente um site ou um blog nos resultados orgânicos do Google, a realidade é que produzindo conteúdo de qualidade, ficamos a um passo desse objetivo.

O conteúdo de qualidade fortalece a imagem de Faustino como expert em marketing de afiliados. E por isso ele bate nessa tecla.

Conteúdo profissional vende

72% dos afiliados profissionais estão investindo significativamente mais em conteúdo do que há um ano, de acordo com a CMI sobre o mercado americano. Não é à toa. Conteúdo vende. E se for bem ranqueado, contando com informações interessantes, a capacidade de gerar resultados, por muito tempo, é grande.

Segundo uma pesquisa do IBOPE e-commerce, mais de 47% das pessoas procuram informações sobre produtos/ serviços antes de realizar uma compra. Se ele não encontrarem as informações no seu blog, encontrarão no da concorrência.

Experimente escrever artigos “sinistros” e fazer um bom SEO e veja quanto isso vai alavancar seu negócio. Esta é a ideia que Paulo Faustino defende no artigo citado acima. Esta é a ideia que defendo aqui.

Como criar conteúdos poderosos?

Um bom texto não pode ser escrito de má vontade, apenas como forma de ganhar a vida. Você tem que acreditar no produto. – David Ogilvy

Quando produzimos um conteúdo para a web, tudo o que desejamos é que ele gere resultados. Em outras palavras, queremos que o texto desperte o interesse, a atenção e faça o leitor tomar uma ação no fim do post, e no caso do marketing de afiliados, que ele gere vendas.

Mas a realidade, muitas vezes, é bem diferente da expectativa. Muitos conteúdos não saem do anonimato, e tudo o que se consegue são míseros cliques e uma imensa taxa de rejeição. Como evitar isso? Você tem dois caminhos…

Ou se torna um criador de conteúdo profissional ou contrata um.

Simples assim. Ninguém melhor para definir o que é melhor para você, mas para simplificar, destaco que você tem mais tempo que dinheiro e percebe que pode escrever bem, dedique-se a aprender. Mas se tem mais dinheiro que tempo e sabe que escrita não é sua praia, contrate um redator profissional.

De qualquer forma, decidi te dar uma luz sobre elementos que garantem a qualidade num artigo que converte. E como eu havia prometido à galera que não iria vender nada com esta série, a não ser a ideia, vou te dar uma amostra grátis do meu livro A Arte de escrever para a Web e Produzir Conteúdos Poderosos.

São dois capítulos que explicam como criar títulos impactantes e como fazer o texto funcionar. Para baixar o PDF, é só clicar aqui. Este material reúne informações essenciais para você que tem um blog. É ideal também para você, afiliado profissional que deseja que seus conteúdos gerem resultados.

afiliado profissional

O que você vai levar daqui

afiliado profissional

1 – Use seu blog como centro de conteúdo de qualidade. Crie uma linha editorial diferenciada. Use suas publicações para ampliar sua voz e construir uma comunidade em torno da mensagem. Trabalhe firme para espalhar suas ideias.

2 – Seu conteúdo  deve gerar valor incrível, imensurável, fazendo os leitores se sentirem impelidos a retribuir o que aprenderam. É assim que muitos leitores acabarão comprando algo de você no futuro. Se você consegue gerar um valor incrível para as pessoas, eles tendem a retribuir comprando o que você vende.

3 – Recorrência é uma palavra-chave. Todos os blogs de sucesso, sem exceção, publicam conteúdo de forma recorrente. Criar e lançar conteúdo com frequência é o caminho para atrair, conquistar e fidelizar sua audiência. Faça o teste!

4 – Se você está focado em crescer o seu blog e construir uma marca, trate o marketing de conteúdo como prioridade. As portas vão se abrir e você vai chegar mais longe. Pare de esperar para começar a investir certo no marketing de conteúdo. Comece. Hoje.

Enfim, não cometa o erro de achar que marketing de conteúdo é um amontoado de palavras num site WordPress. Como você viu, é mais. 🙂

Se o seu ofício de afiliado profissional não melhorar depois de usar o que você viu aqui, pode voltar aqui e me xingar. 🙂

PS.: No segundo artigo desta série, mostrar como você pode dominar o mercado usando a última estratégia que sobrou.

PPS.: Estou escrevendo um e-book sobre um formato de conteúdo que converte. Vou entregar depois para quem acompanhou a série. 

Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.
Paulo Maccedo

Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é autor de livros sobre marketing e criação de riquezas e copywriter de resposta direta. Escreveu 2 livros best-sellers sobre escrita persuasiva, um deles, considerado o livro mais completo sobre copy do mercado brasileiro. Carioca, casado, pai do Peter Gabriel, gosta de rock, churrasco e literatura.

Este post tem 22 comentários

  1. Grande Paulo! Foi uma grata surpresa “trombar” contigo pela net! E claro, te achei pelo conteúdo que você produz,
    provando que tudo que você esta dizendo é a mais pura verdade.

    Deu uma sensação de alívio, fui parar em cada blog, em cada “personalidade web” que se não era
    um monte de fumaça e mesmice, era medíocre mesmo.

    Estou começando a separar o joio do trigo, desanimava ver tanta bobagem. Pode crer que não é rasgação de seda
    pois detesto esse culto de personalidades que reparei nesse mercado digital, estou mais para hater profissional do
    que paga pau..rs..rs..

    Valeu cara, aguardo os próximos artigos!!

    1. Fala, Luiz!
      Cara, fico feliz que tenha gostado.
      Essa coisa de separar o joio do trigo é importante mesmo.
      Tem muita gente fazendo barulho e pouca gente dialogando de verdade.
      Bem, espero te ver sempre por aqui.
      Grande abraço, brother!

  2. Sensacional, Paulo!

    Eu sou um grande fã e defensor da produção de conteúdo para todos os tipos de negócios. Mas muitas pessoas, pensando somente no curto prazo, acham que produzir conteúdo é perda de tempo: “O negócio é vender. E vender agora, mesmo que pra vender R$ 1.000 tenha que investir R$ 800”.

    Mal sabem o dinheiro que economizariam a longo prazo com conteúdo, sem contar os outros inúmeros benefícios que foram muito bem destacados por você no texto.

    Tenho certeza que essa série vai dar uma boa chacoalhada na galera. Parabéns!

    Abração!

    1. Fala, Alan!
      Belas observações as suas.
      A ideia não é só pensar em curto prazo.
      É construir ativos, e nada melhor do que investir em marketing de conteúdo.

      Abraços, brother!

  3. Fantástico meu brother!

    É a cultura do fast food, conteúdo é um investimento de médio e longo prazo e todo mundo quer resultados para ontem, falei sobre isso hoje no Facebook, como você viu.

    Infelizmente essa cultura imediatista prejudica muitos profissionais de diversos seguimentos e isso não se restringe apenas aos afiliados, como você já sabe. 😉

    1. Fala, mano!
      Eu vi seu post.
      Achei bastante pertinente.
      Verdade, mesmo, conteúdo é investimento a médio e longo prazo.
      Geralmente quem investe bem (seja tempo ou grana) está pensando como cabeça de negócio.
      Fazer publicidade online é bom e é válido, mas é preciso sempre ter um bom conteúdo.

      Abraços, brother e parabéns pelo trabalho no seu blog. 🙂

  4. Grande Paulo! Excelente artigo e ótima escolha de blogs… eu Acrescentaria a lista o olheforadacaixa.com do Chico Montenegro!

    1. Fala, Marlo!
      Conheço o Chico e o blog dele.
      Realmente é muito bom. 🙂

  5. Acredito que conteúdo seja o caminho para vender qualquer coisa, não somente infoprodutos. E o mais difícil é manter a regularidade. Parabéns Paulo, show de bola! Abraço!
    P.S. Claro que baixei o seu e-book… e o lerei 🙂

  6. Parabéns pelo artigo!

    Realmente é importante a forma de como você comunica com sua audiência! Muitas vezes isso deixado como segundo plano!

  7. Artigo esclarecedor. Em 2009 criei um dos maiores Blogs sobre redes sociais do Brasil. Vendi este blog em 2014 e isso só aconteceu porque tínhamos 560 artigos e mais de 120 mil visitas por mês somente orgânico. Hoje estamos realizando o mesmo com a Olhe Fora da Caixa, mas dessa vez indo além com os produtos digitais.

    Conteúdo bom, consistência, pesquisa, fortalecimento de marca, posicionamento, investimento de tempo, grana e dedicação são fatores fundamentais. E claro, paciência. Tudo que é grandioso precisa ser planejado e feito com calma.

    Parabéns pelo belo artigo, Paulo.

    1. Fala, Chico!
      Cara, receber um comentário de um cara como você me deixa feliz.
      Gratidão.
      Suas observações foram perfeitas.
      “Conteúdo bom, consistência, pesquisa, fortalecimento de marca, posicionamento, investimento de tempo, grana e dedicação são fatores fundamentais. E claro, paciência.”
      Valeu mesmo, querido!
      Abração!

  8. Grande Paulo,

    Eu já acompanhava vc pelo Facebook, agora já estou com o teu blog aqui nos meus favoritos, e conforme falamos rapidamente, estou começando a fazer uma limpa nas mais diversas promessas e propostas que recebo diariamente no e-mail.
    Reduzir um pouco essa poluição e quantidade imensa de informação é um dos caminhos a seguir, pois acabamos entrando em um looping sem fim se não temos um foco e objetivo bem definido.

    Já saí de umas 12 listas de e-mails e ainda tem muitas outras pra sair.
    Muito obrigado pelo teu conteúdo, grande abraço meu amigo!

    1. Valeu, André!
      Fico grato por manter o blog nos favoritos.
      Espero poder contribuir muito com você.
      Grande abraço, brother!

  9. Adorei todas as suas colocações. Conteúdo que agregue valor é o caminho para vender qualquer coisa.
    Ótimo artigo. Ganhou um seguidor.

  10. ótimo artigo mano,vai ajudar muito a galera que ta começando como eu muito obrigado :)!!!!!

Deixe uma resposta

Quem gostou deste artigo leu um desses

Fechar Menu