Gerar leads – O guia básico para conquistar mais clientes na internet

gerar leads

Você não tem um negócio se não consegue gerar leads.

Por um breve passeio pela web você encontra um bom número de conteúdos sobre como produzir artigos, e-books, whitepapers e outros formatos para tornar o seu processo de marketing digital eficiente. Mas quando se trata de leads, o que realmente precisa ser feito?

Vamos começar pelo começo…

Você pode até ter um site das galáxias, mas se as pessoas visitam e não veem nada lá a não ser dados soltos e uma “lista chata” de seus serviços e produtos, então você não está gerando valor e isso rapidamente vai arruinar o seu negócio.

Primeiro, seu site deve ser capaz de gerar visitas. Segundo, deve gerar leads. Isso significa capturar o nome, o e-mail e outros dados de seus visitantes para construir um relacionamento com eles. Sem isso, vai fica difícil fazer vendas.

Quer aprender sobre a geração de leads? Continue a leitura!

O que são leads e por que você deve gerá-los?

Leads são pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço. Alguns profissionais de vendas também os definem como contatos qualificados. Trazendo para o contexto do marketing digital, lead é aquele visitante que fez um cadastro em seu site.

Ao realizar ações de cadastro, é como se a pessoa dissesse “eu tenho interesse em saber mais sobre o que você faz”. Ou seja, ao se tornar um lead, o usuário está permitindo que o relacionamento comercial seja construído.

Existem muitos métodos para gerar leads, e muitos desses se valem de páginas de captura, formulários e pop-ups, sempre oferecendo uma recompensa gratuita (oferta de conteúdo) em troca dos dados de contato do possível cliente. 

Geralmente é o departamento de marketing o responsável por gerar leads. Em alguns casos, as empresas terceirizam o serviço com agências especializadas de inbound marketing ou marketing de conteúdo.

A Marketing Sherpa diz que mais de 54% das empresas B2B investem em esforços de conteúdo para conquistar mais clientes. Não importa qual o perfil do seu público-alvo, o nicho ou a proposta da sua empresa, gerar leads é fundamental e sempre envolverá a produção de algum tipo de conteúdo.

Como gerar leads usando o conteúdo

gerar leads

Você só vai conseguir gerar leads com uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo. Nesse contexto, é muito importante que você explore bem as possibilidades de formatos e canais para entregar valor aos seus clientes em potencial.

De uma forma geral, é preciso publicar tipos diferentes de conteúdo em seu site com foco em gerar leads. No entanto, não entenda isso como produzir conteúdo freneticamente sem nenhum tipo de planejamento.

É essencial fazer as coisas com base em pesquisas e conhecimento do mercado, planejando, executando e medindo os resultados no momento certo, para que a conversão de fato aconteça.

Nas próximas linhas vou explorar melhor os diferentes tipos de conteúdo que você pode usar para converter visitantes em leads. 

#1 – Artigos focados em conversão

Artigos são excelentes formatos de conteúdo, pois além de atrair pessoas pela mensagem explorada, facilitam o SEO (Otimização de sites), aumentando consideravelmente o número de páginas em seu site. Se você tem um blog corporativo, comece produzindo bons artigos para ele.

Mantenha o seu blog atualizado com conteúdo de qualidade, executando um bom cronograma de publicações. Dê a seus leitores informações úteis e agradáveis por meio de seus artigos, evitando clichês e posts “mais do mesmo”. Encare isso como uma preparação para a conversão.

Isso vai manter sua audiência conectada e garantir a autoridade necessária para que sua marca esteja bem posicionada no mercado, para aí sim, gerar leads de qualidade. Repare que falei de qualidade. Usar artigos não é regra, mas conteúdos em texto são ótimos para fazer sua empresa alavancar na internet. Aliás, se você quiser bater um papo comigo sobre isso, deixe uma mensagem aqui!

Quando falo em artigos focados em conversão, não deixo de citar o uso de táticas integradas para gerar resultados, como estratégia de link buillding, call-to-action, copywriting e persuasão. É preciso apostar em técnicas que facilitem convencer o leitor a tomar ações específicas.

#2 – Ofertas de conteúdo

Uma vez que o seu blog esteja atualizado e gerando visitas, cabe a você criar conteúdo mais denso para que a conversão aconteça. Algumas agências chamam esses conteúdos de materiais ricos, outros, de iscas digitais. Eu, porém, prefiro o termo oferta de conteúdo.

Afinal, você está oferecendo algo para o visitante na intenção de que ele consuma o conteúdo e permita uma nova etapa de comunicação e relacionamento. Mas lembre-se: é muito importante que os formatos também sejam úteis ao usuário.

E-books, whitepapers, aulas gratuitas e webinários são bons exemplos de ofertas de conteúdo. Você pode alinhar esses formatos à sua estratégia de marketing e alcançar diversos objetivos como a educação de leads, fidelização de clientes e, claro, mais vendas.

Mas para que estes formatos funcionem de forma eficiente, é preciso se atentar a pontos fundamentais. Vou falar mais sobre eles agora!

8 elementos essenciais para gerar leads de forma eficiente

1 – Plano de conteúdo

Plano de conteúdo é a documentação da estratégia para a criação, publicação e gestão de conteúdo útil e utilizável. Necessariamente, o estrategista de conteúdo deve trabalhar para definir não só o conteúdo que será publicado, mas em primeiro lugar, por que se está publicando. Se a coisa não for por esse caminho, a estratégia de conteúdo, mas apenas uma linha de produção de conteúdo gratuito que ninguém realmente precisa, quer e dá importância. Trace o seu plano de conteúdo antes de tudo.

2 – Definação de buyer personas

Para produzir conteúdos que atraem novos visitantes e os transforma leads, é conhecer muito bem a sua persona. Quem é sua persona? Qual o perfil de quem irá consumir seus conteúdos? Quais suas principais dores? Com as respostas para essas perguntas, você estará mais apto a entregar algo que de fato possa fazer a diferença na vida dos seus clientes em potencial. Só assim você vai conseguir entregar o que eles realmente estão procurando.

3 – Clareza de objetivos

Antes de começar a produzir o seu conteúdo, tenha um objetivo bem definido. Ter objetivos claros é fundamental para a sua estratégia. A intenção é coletar os dados dos visitantes? É aumentar seus seguidores nas redes sociais? Nesse sentido, usar ofertas de conteúdo é a forma mais eficiente de gerar leads. Inclua isso no plano de conteúdo.

4 – Definação de linguagem e tom de voz

Desenvolva seu tom de voz com base no conhecimento que você tem de sua audiência. Alinhe o tipo de linguagem aos interesses e conhecimento do seu público. Qual a faixa etária de seus clientes em potencial? Quais suas preferências? É um público de jovens empreendedores ou de executivos experientes? Use essas informações para criar um conteúdo que o público tenha desejo de consumir.

5 – Foco em conversão

Determinadas ações tomadas pelo visitante em seu site ou blog são consideradas “conversão”. A ação pode ser o preenchimento de um formulário para assinar seu newsletter ou fazer o download de um material gratuito, a solicitação de um orçamento e, claro, a compra de um produto.A conversão é tão importante quanto o conteúdo. Sem este elemento, o ato de gerar leads simplesmente não acontece.

Você pode até criar conteúdos atraentes,  bem escritos e esteticamente perfeitos, mas se eles não converterem, seu trabalho vai descer pelo ralo.

6 – Copywriting

Um conteúdo para gerar leads deve atrair, educar e provocar consciência. Mas também precisa persuadir, convencer e converter. Isso é o que eu aprendo com o marketing de conteúdo. Para isso, o copywriting se torna essencial. Com ele tudo fica mais simples. Ele te dá base para muitas coisas, inclusive para tornar o texto mais atraente. As headlines, por exemplo, se tornam muito menos cativantes sem o trabalho de copy. O mesmo com introdução, subtítulos e call-to-actions…

7 – Call-to-Action

O Call-to-Action (CTA), “Chamada para Ação”, é o elemento que conduz o seu visitante a ações específicas, como por exemplo, clicar num link e ir até a landing page para que a conversão seja consumada. O CTA pode ter diversos formatos, como um banner, uma frase com link ou, como mais comumente, um botão com um verbo de ação.

Termos como “Baixe Agora Seu E-book Grátis”; “Confira”; “Inscreva-se”, são exemplos que funcionam muito bem.  Existem alguns aspectos que influenciam a taxa de cliques em seus CTA’s e, consequentemente, as taxas de conversão. Podemos citar:

Cores, posicionamento, design, a própria frase, etc. Teste todas as opções disponíveis antes de colocá-las definitivamente para funcionar. Faça mudanças sempre que necessárias. Aprenda o básico de copywriting e persuasão para usar as palavras de forma mais eficiente.

8 – Página de Captura

O segundo elemento é a Página de Captura. Ela representa o local da decisão, o lugar o qual o visitante é conduzido depois de clicar no call-to-action. Lembre-se que para gerar uma ação, a Página de Captura deve se concentrar em apenas uma ou duas coisas, para que o visitante não desvie do foco.

A mensagem deve ser persuasiva, forte e poderosa, capaz convencer as pessoas a praticar a ação desejada. Apresente uma boa oferta em torno do conteúdo que você está disponibilizando. Uma tática muito usada para gerar leads é a técnica dos 3Cs:

#1. Clareza.

#2. Concisão.

#3. Chamariz.

Pense nisso quando for elaborar o título de sua página de conversão!

Após a produção de conteúdo, o desenvolvimento de uma boa mensagem e programação de seu CTA e Página de Captura, qual será o destino do lead? Você já deve saber a resposta. Ele segue para sua base de contatos e a comunicação continua por e-mail.

A entrega de conteúdo continua por esse canal (paralelamente ao blog e às redes sociais, por exemplo) onde você precisa seguir uma espécie de “script” para preparar o lead para a compra. Contratar um serviço de automação de marketing é imprescindível para que o processo continue. Veja:

Automação de marketing

Automação de marketing é a estratégia capaz de aumentar as vendas das empresas sem precisar de mais vendedores. Isso acontece por conta da união de tecnologias e processos que potencializam a eficiência do trabalho do marketing e das vendas.

Para ser colocada em prática, a automação precisa de dois elementos: conteúdo e ferramenta. Já expliquei basicamente como o conteúdo pode ser utilizado em sua estratégia de gerar leads. Agora fique sabendo que nada disso irá fluir tão bem se você não souber como entregar os conteúdos e como integrar todos os elementos da estratégia.

Para assegurar os resultados, você precisa contratar um serviço de automação profissional, que lhe ajude a automatizar os processos com eficácia. Você só vai descobrir qual o melhor para o seu negócio, pois existem inúmeras plataformas no mercado.

Mas é bom saber que entre as que mais se destacam, está a brasileira LeadLovers, que permite disparar e-mails automaticamente, criar páginas de entrega de conteúdo, de captura de e-mails, entre outras funcionalidades para você gerar leads e gerenciá-los de forma automática.

Um bom software

Meu conselho para você é que procure utilizar o serviço de automação mais completo possível (Importante destacar que automação não é auto responder. Este segundo apenas dispara e-mails automáticos). Explicando de forma objetiva, o autoresponder é um dos elementos presentes na automação de marketing, e um bom software geralmente tem auto responder no pacote.

A Lead Lovers tem feito um trabalho fantástico disponibilizando toda a integração necessária para gerar leads. Ela oferece um serviço completo para que o empreendedor “pense apenas em negócios e não em ferramentas”.

Como eu explico neste post, tenho usado ela em meus negócios digitais e tenho gostado muito dos resultados. Após assinar um dos planos, você tem acesso a um sistema previamente preparado e você precisa apenas adaptá-lo ao seu negócio.

Você conta com ótimos templates de páginas de captura, entrega de ofertas de conteúdo, páginas de agradecimento, páginas de download, página de vendas, enfim, tudo mesmo que precisa para automatizar o processo de gerar leads.

Quanto eu tenho que investir para gerar leads com a Lead Lovers?

Depende. A Lead Lovers disponibiliza diversos planos com opções diferentes, onde você pode escolher a que melhor se adéqua ao perfil de seu negócio. As condições de acesso e pagamento são bastante facilitadas, e você pode pagar pelo cartão ou boleto bancário.

O plano iniciante, por exemplo, é perfeito para quem está começando e ainda avaliando o perfil de seu público. O investimento é de 154 por mês e você pode gerar até 5 mil leads, o que é excelente para quem está desenvolvendo o seu negócio na internet e precisa investir em e-mail marketing.

Mas para quem já é mais experiente, existem os planos profissionais que permitem a captura de um número maior de clientes. Nesses, os assinantes podem gerar de 20 mil a número 40 mil leads, que é ideal para grandes empresas. Para saber mais sobre a Lead Lovers, clique no botão abaixo!

gerar leads

Comece a gerar leads hoje mesmo

Minha intenção com este artigo foi dar a você o caminho para gerar leads através de uma boa estratégia de conteúdo e também abranger os recursos necessários para os resultados. Nada disso é mirabolante, como você pode conferir.

Muitos blogs se dispõem a ensinar como fazer, mas poucos destrincham o assunto desta forma e apresentam as ferramentas que utilizam em seus processos. Se você colocar em prática o que eu ensinei aqui, vai começar a elevar seus resultados.

Se você já tem a consciência de que precisa criar conteúdo relevante, mas ainda estava à procura das táticas e ferramentas para promover a conversão de leads, este post apresenta o caminho. Comece hoje mesmo….

Alguma dúvida sobre a geração de lead? fique à vontade para deixar um comentário ou entrar na área de contato. Se quiser receber mais conteúdos gratuitos diretamente em seu e-mail, faça parte de minha comunidade. Cadastre-se aqui!

Quem gostou deste artigo leu um desses:

Deixe um comentário


Tudo o que você precisa saber para gerar mais tráfego, mais leads e mais vendas usando o poder da persuasão e copywriting!

Todos os direitos reservados 2021 – Gerenciamento de Páginas by H2Web